SUL DA BAHIA
WENCESLAU: Prefeito Kaká assina Ordem de Serviço para construção do Mercado Municipal
O Prefeito de Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul, Carlos Alberto Liotério, o Kaká, assinou, neste sábado (16), a ordem de serviço para a construção do Mercado Municipal.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Misael, além de vereadores, secretários municipais, representantes da empresa que ganhou a licitação e representantes dos feirantes.
O Mercado Municipal será construído no local onde hoje existe a estrutura do antigo Colégio Fernando Moura e é uma parceria da prefeitura com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de emenda parlamentar.
A obra contempla uma estrutura de aproximadamente 900 m², composto de 5 boxes para a venda de carnes e 14 boxes para a venda de verduras, no pavimento inferior.
O pavimento superior do mercado abrigará uma praça de alimentação com duas lanchonetes.
A área em frente ao mercado será revitalizada, uma vez que há feirantes que trabalham com venda roupas em frente a Escola Michelina dos Reis Lopes.
Todos os feirantes serão contemplados, pois o projeto foi pensado na quantidade atual de comerciantes que comercializam seus produtos em barracas na rua.
O mercado receberá o nome de Waldir Gomes Barbosa, conhecido como “Waldir Maraú”, em homenagem ao comerciante, agricultor, vereador e vice-prefeito por dois mandatos. O político morreu em julho de 2020 por complicações da Covid-19.
O Mercado Municipal também contemplará uma área de convivência, com paisagismo, espaço para a população poder frequentar independentemente de estar fazendo compras.
O Secretário da Administração, Vailson Pires, disse que o projeto do Mercado Municipal faz parte do plano de governo do Prefeito Kaká, e que agora está se tornando realidade.
“Nós priorizamos um governo com o propósito de desenvolver todos os setores. O mercado municipal faz parte desse programa e fomos contemplados por uma emenda parlamentar do deputado Paulo Azi, porque entendemos que o mercado de Wenceslau merece ser uma área de convivência e conforto para o povo”, afirmou.
Dona Nilza é uma das comerciantes mais tradicionais da feira livre e disse estar feliz em ver esse projeto sair do papel. “Foi uma luta de anos onde muitos não acreditavam e sempre tive fé que esse mercado seria construído. Esperamos que em breve seja inaugurado. A feira vai continuar, vamos pra frente”, declarou.
O Prefeito Kaká explicou que trabalha com planejamento estratégico e o Mercado Municipal é uma obra sonhada e projetada para resolver o problema dos feirantes que comercializam seus produtos na rua.
“Nossos feirantes vêm sofrendo há muitos anos sem nenhuma estrutura adequada. Lutaram a vida inteira. Era um sonho deles e com certeza essa obra vai mudar a vida dessas pessoas e a população vai poder comprar seus produtos num espaço digno, adequado, limpo. Hoje é um dia de felicidade e nosso propósito é proporcionar o melhor para nossa população e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou, Kaká.
Após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito autorizou o início das obras, e com o uso de uma máquina retroescavadeira, a estrutura do antigo colégio começou a ser demolida para dar lugar ao Mercado Municipal.
(Portal Baixo Sul)