Conecte-se conosco

News

Rui Costa entrega centro de Canoagem de Ubaitaba. Conheça a história completa

Publicado

em

O dia 28 de agosto de 2020, em Ubaitaba ficará marcado na história como uma data importante, pois é a data que o maior esporte do município recebe das mãos do Governador da Bahia, Rui Costa, o Centro de Treinamento de Canoagem.

O evento foi tranquilo, apesar do clima de eleições que já paira na cidade, sobretudo pelos grupos tradicionais e rivais,  vermelho versus amarelo nas ruas. Mas, a maior estrela mesmo foi o maior esporte do município que agora ganha  seu próprio centro de treinamento profissional.

O governador Rui Costa esteve na cidade rapidamente e em seu discurso falou da importância do Centro e destacou a parceria com os atletas de Ubaitaba, desde o ano de 2016, após Isaquías Queiroz ganhar visibilidade mundial ao ganhar 3 medalhas olímpicas e trazer todo o foco  para a Canoagem de Ubaitaba.

“Este é o segundo equipamento deste tipo que nós entregamos, o primeiro foi em Itacaré, e agora aqui em Ubaitaba a partir de um compromisso que eu assumi quando encontrei o Isaquias depois que ele ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas em 2016. Dialogando com os atletas e associações de canoagem a gente chegou ao melhor formato pra projetar e entregar três centros de canoagem no Estado”, afirmou o governador Rui Costa.

A partir dali, Rui Costa, anunciou a Construção de um centro de Canoagem em Ubaitaba, inicialmente relacionado a um projeto já existente, de 2015 mas que depois ganhou corpo próprio em 2016, após as olimpíadas e começou a ser desenhado pelo governo do Estado.

Conheça toda a história

A história da Canoagem  de Ubaitaba teve início em 1985, pela iniciativa de 4 amigos, Humberto Hugo, Mario Rui, Paulinho e Bené. No início funcionava em um galpão no quintal de Zé Cosme, área cedida pra funcionar a ACC – Associação do Centro de Canoagem. Saiu de Zé Gomes e foi pra casa alugada, anos 2000… Após isso, o antigo local, que funcionava um bar chamado Carranca, foi cedido pelos antigos donos seu Iran  por volta do ano de 2014, foi comprado pela prefeitura, na gestão de Beda Almeida, e foi doada a ACC que passou a ter sede própria. Mas o espaço era pequeno e a luta continuou.

Em 2015, através o então prefeito Asclepíades Almeida, buscou através do Ministério dos Esportes a Construção de um Centro de Canoagem para Ubaitaba, projeto originalmente elaborado por Zé Carlos e o jornalista Aleilton Oliveira, uma reivindicações de todos os atletas. O projeto pareceu ganhar corpo, com o Governo Dilma, mas com a queda de Dilma, tudo parou e voltamos para a estaca zero.

Mas, a partir da conquista de Isaquías em 2016, nas Olimpíadas com 3 medalhas, os olhos do mundo se voltou para Ubaitaba. A partir daí, os atletas locais aproveitaram o espaço para reivindicar melhores condições para a canoagem, e reivindicar a construção de um Centro de Treinamento maior, foi quando, Dinho Moleza, Luciana Costa, Camila, Zé Carlos, Isaquías Queiroz  e outros começaram a buscar a construção desse  Centro.

Numa reunião da equipe ACC, Isaquías e o governador, em setembro de 2016, foi anunciado a Construção desse Centro e mais 02, 1 em Itacaré e outro em Ubatã. Uma sugestão dos próprios atletas de Ubaitaba que mostraram ao governador, que as cidades de Ubatã e Itacaré já se praticava canoagem e também mereciam atenção.

“Eu acho que não é só a gente aqui que precisa, por isso sugeri, junto com Camila, Luciana e Isaquias, a construção do centro também em Ubatã e Itacaré” Comenta Dinho Moleza.

A partir de 2017, com o novo governo, da prefeita Suka, começou-se a busca por esse centro, já prometido, pela equipe do novo governo Zé Carlos, Raimundinho e a própria prefeita.

Em 2017, Rui Costa veio a Ubaitaba e assinou a ordem de Serviço do tão sonhado Centro de Canoagem, e prometeu que 9 meses depois estaria inaugurando, mas 2 anos e meio se passaram, e felizmente, agora em 2020 foi inaugurado e a comunidade de Ubaitaba e os atletas poderão urusrfruir desse equipamento tão importante para nossa cidade.

Uma conquista conjunta de vários governos, mas com certeza, o maior de todos, os atletas da canoagem que há 35 anos faz história em Ubaitaba,  e permitiu que se chegasse a um atleta de ponta como Isaquías Queiróz.

 

 

 

Veja também:

Sucesso de Isaquias Queiroz alavanca projeto de construção do centro de canoagem em Ubaitaba

Após medalhas de Isaquias, Rui anuncia construção de centro de canoagem na região de Ubaitaba

Bahia vai ganhar três centros de canoagem

Continue Lendo
Publicidade

Copyright © 2024 - Comunika