AÇÃO POLICIAL
Escolas voltam a funcionar depois de tiroteios entre facções rivais em Valéria e Fazenda Coutos
As escolas municipais Ítalo Gaudenzi, no bairro de Fazenda Coutos, e Darcy Ribeiro, em Valéria, voltaram às aulas na quinta-feira (21). Por conta de tiroteios envolvendo duas facções do tráfico de drogas da região entre domingo e a última terça-feira.
A Ítalo não funcionou na tarde de terça-feira e nos três turnos de quarta-feira e a Darcy fechou as portas no turno vespertino de quarta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as duas retomaram as atividades, mas, na escola de Fazenda Coutos, os alunos não compareceram.
A Ítalo tem 627 estudantes em três turnos. A razão dos tiroteios foi, segundo a 5ª Delegacia (Periperi/Praia Grande), a perda de espaço da facção da Invasão do Iraque no bairro de Valéria por conta de operações policiais.
Ainda de acordo com a 5ª Delegacia, uma grande apreensão de drogas na segunda-feira, em Valéria, fez com que o grupo intensificasse o confronto com a facção de Nova Brasília de Valéria. Moradores e comerciantes dos dois bairros estão assustados com a situação e reclamam da falta de policiamento.
Segundo as polícias Civil e Militar, os tiroteios cessaram na terça-feira, mas as operações policiais continuam. Em nota, a PM informou ontem que o Comando de Policiamento Regional realizou uma operação no bairro de Valéria, com policiais militares da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (Valéria), da Rondesp BTS, Operação Apolo, Gêmeos, Batalhão de Choque e do Grupamento Aéreo da Corporação.
Até ontem, ninguém havia sido detido. A Central de Polícia também não registrou nenhuma vítima dos conflitos do início da semana. (Correio da Bahia)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login