Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Camamu: Mineradora é acusada de contaminar com chumbo a água que abastece moradores

Publicado

em

Camamu: Mineradora é acusada de contaminar com chumbo a água que abastece moradores.

Moradores de Ilha Grande, em Camamu, estão acionando a mineradora Baroid-Pigmina por causa da suspeita de contaminação da água consumida pelos moradores do município do baixo-sul do Estado.

Camamu: Mineradora é acusada de contaminar com chumbo a água que abastece moradores.

Foto: Aleilton Oliveira/Península de Maraú.com

Testes laboratoriais encomendados à Ibra Ambiental revelaram que a água que abastece Ilha Grande tem teor de chumbo sete vezes maior que o admitido pela Organização Mundial de Saúde (clique para ler resultado).
A Baroid-Pigmina encerrou as operações no município há três anos, mas, segundo os moradores, não houve compensação pelos estragos ambientais causados pela extração de barita.
Em ofício endereçado ao Ministério Público estadual, o presidente da Associação de Moradores de Ilha Grande, Marilton Souza Santos, diz que a empresa não passava por “fiscalização ou controle dos órgãos ambientais”.
Marilton ainda relata o descarte de rejeitos químicos enterrados na localidade e suscita a possibilidade de metais pesados terem contaminado o lençol freático da ilha.
O líder comunitário pede ao MP a abertura de investigação para averiguar a qualidade da água que abastece a comunidade de aproximadamente 2 mil pessoas, além do possível indiciamento da mineradora e exigir a recuperação ambiental dos impactos provocados pela exploração de barita.Fonte: Pimenta na Muqueca.
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika