Conecte-se conosco

DICAS E CONCURSOS

Candidatos do Enem estudam para as provas em grupos no WhatsApp

Publicado

em

Para se preparar a tempo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vale estudar na escola, no cursinho, na biblioteca, em casa, sozinho, com amigos e até com desconhecidos que moram em outros cantos do país, segundo jovens inscritos.

Bianca, de 16 anos, gerencia três grupos de estudo no WhatsApp sobre a prova de redação do Enem (Foto: Arquivo pessoal/Bianca Luiza André)

Bianca, de 16 anos, gerencia três grupos de estudo no WhatsApp sobre a prova de redação do Enem
(Foto: Arquivo pessoal/Bianca Luiza André)

Os jovens são de várias partes do Brasil inscritosDepois dos grupos organizados dentro do Facebook, que nas últimas edições se multiplicaram e hoje podem ter até mais de 40 mil pessoas, neste ano muitos candidatos decidiram levar as dicas no bolso, participando de grupo de estudo no WhatsApp, aplicativo de mensagens para smartphones.

A estudante Bianca Luiza André, de apenas 16 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, mas acabou virando “gerente” de três grupos de estudo no WhatsApp. Acostumada a dar dicas de redação, tema em que sempre tira notas acima de 8, segundo ela mesma, Bianca diz que lançou a ideia de reunir estudantes com dúvidas de redação no WhatsApp em um dos grupo no Facebook sobre Enem.

“Eu tenho muita facilidade com português e redação. Como às vezes tem muita gente um pouco perdida com produção de texto, eu decidi criar esse grupo para ajudar”, explicou ela.

Ela acabou recebendo cerca de 150 respostas com número de telefones, e precisou criar três grupos, que até hoje contam com mais de 40 participantes cada.

A reportagem do G1 participou de um deles durante três dias e encontrou centenas de mensagens enviadas a todas as horas do dia. Participantes do Maranhão, São Paulo, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Paraná, entre outros, recorrem ao celular para fazer perguntas sobre gramática, conhecimentos gerais, atualidades e, claro, para elaborar argumentos na hora de treinar com redações sobre temas que podem ser pedidos no Enem.

Copyright © 2024 - Comunika