Conecte-se conosco

DICAS E CONCURSOS

Comunique-se bem e venda mais!

Publicado

em

A renomada professora e psicóloga Vera Serra dá sugestões sobre vendas e comunicação: “Fiz de tudo para comprar naquela loja e os vendedores não deixavam!lavagem-de-dinheiro-2

Entro numa loja, os vendedores estão conversando, um de braços cruzados. Ao me verem olham para o lado ou continuam conversando. Pergunto algo sobreo produto. O vendedor me responde sem ânimo, não sabe direito se tem no estoque. A voz é baixa, triste ou até raivosa.

Entro, já sem graça, pensando o que está errado em mim, talvez não esteja bem vestida ou minha imagem não transmita que possa comprar muito, ou isso ou aquilo. A essa altura minha autoestima já está baixando. Entrei na loja para fazer uma compra e me sentir melhor e fiquei pior!

Um colega do vendedor passa e diz algo, o que faz com que ele se afaste um pouco. Eles dão uma risadinha, me levando a pensar se teria a ver comigo.

Resolvo, então, fazer uma reclamação ao gerente, que me olha com “cara de vitrine”, com nenhum interesse e até justificando as atitudes dos vendedores.

Anos depois essa loja fechou, embora tivesse excelente localização. Na época, eu comentava que queria comprar nesta loja, mas os vendedores não deixavam!
Erros básicos:

OLHAR: o olhar é fundamental nas vendas, funcionam como um holofote clareando, mostrando interesse e cortesia. Deve ser direto, seguro e não para baixo ou autoritário.

BRAÇOS: os braços mostram, aconchegam. Ao invés de cruzados devem estar abertos, prontos para um sinal positivo ou até um leve e discreto toque.

ENTUSIASMO: a voz deve ser alegre, tranquila, segura, para que os clientes se sintam bem, acolhidos. Não deve ser baixa ou alta demais, autoritária ou insegura

LINGUAJAR: a linguagem deve ser positiva e cortês: bom dia, por favor, fique à vontade, é comigo, eu vou , não há problemas, volte sempre, obrigada. O vendedor não pode ser silencioso, mal educado, brincalhão ou sério demais nem usar gírias ou termos chulos.

LIDERANÇA: o líder deve estar preparado para acolher o cliente, acalmar, motivar, mostrar que o entende e que fará algo eficaz para melhorar o atendimento, ao invés de indiferente, desinteressado, inseguro.

E assim a loja fechou sem que eu tivesse a oportunidade de comprar lá, embora tivesse tentado”.

Para que deseja participar de curso sobre oratória, comunicação verbal e marketing pessoal, recomendamos os eventos promovidos pela Profª. Vera Serra
www.veraserra.com.br (71) 3491-1562 / 8716-9856 cursos@veraserra.com.br (Ibahia)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika