Conecte-se conosco

ESPECIAIS

Conheça o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB)

Publicado

em

Filho de Aécio Cunha e Inês Maria, Aécio Neves da Cunha nasceu no dia 10 de março de 1960 em Belo Horizonte (MG) em uma família que ganhou destaque na política nacional.

Aécio Neves tentará recolocar o PSDB no Palácio do Planalto George Gianni/Divulgação

Aécio Neves tentará recolocar o PSDB no Palácio do Planalto
George Gianni/Divulgação

Aécio é neto de Tancredo Neves, eleito indiretamente à Presidência da República em 1985 e que não chegou a assumir o cargo porque morreu na véspera da posse em decorrência de diverticulite.

Os primeiros passos na política começam ao lado do avô em 1981, quando trabalhou na campanha para o governo de Minas Gerais. Dois anos depois, se torna secretário particular de Tancredo Neves no governo do Estado.

Em 1984, formado em economia pela PUC-RJ, Aécio mergulha na campanha das Diretas Já, que pedia voto direto para a Presidência, e ajuda na campanha presidencial do avô. Com a morte de Tancredo, em 1985, assume uma diretoria da Caixa Econômica Federal.

Aécio ganha sua primeira eleição para a Câmara dos Deputados um ano depois e permanece na Casa até 2002, com quatro mandatos consecutivos. Nesse período, especificamente em 1988, contribui com a emenda que institui o direito ao voto para jovens entre 16 e 18 anos na formulação da Constituição Brasileira. Em 2001, assume a presidência da Câmara.

Em 2002, é eleito governador de Minas Gerais com 60% dos votos válidos no primeiro turno. Adota um modelo de trabalho chamado “Choque de Gestão”, que, com a extinção de cargos de confiança e diminuição do seu próprio salário, mirava zerar as dívidas do Estado.

Em 2006, é reeleito no primeiro turno com 77% dos votos válidos para outro mandato no governo de Minas Gerais. Em 2010, consegue eleger seu sucessor, Antonio Anastasia, para o governo do Estado. Também neste ano, Aécio passa a se dedicar à candidatura ao Senado Federal.

Após o pleito, recebe mais de 7,5 milhões de votos e se torna o senador mais votado da história de Minas Gerais. Assume o cargo com um discurso, feito em fevereiro, que expõe os supostos 13 fracassos do governo do PT entre 2002 e 2010.

Durante seu mandato no Senado Federal, Aécio levantou bandeiras como a transformação do programa Bolsa Família em uma política de Estado, refinanciamento da dívida dos Estados e municípios com a União e aumento da pena para adultos que corromperem menores, além de incluir a corrupção de menores no rol dos crimes hediondos.

Na legislatura, Aécio criticou por várias vezes as supostas irregularidades na Petrobras, que inclui a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e contribuiu para a instalação da CPI mista da estatal — com senadores e deputados.

Também fez parte do repertório de críticas de Aécio o modelo do programa Mais Médicos do governo federal, por causa do pagamento aos médicos cubanos, e à política de investimentos em infraestrutura.

Segundo o tucano, o Brasil se tornou “um grande cemitério de obras inacabadas” por causa da falta de habilidade do PT para atrair investimentos e melhorar a infraestrutura.

Em maio de 2013, Aécio é eleito presidente nacional do PSDB com 97% dos votos. Em junho de 2014, convenção partidária do PSDB confirma o nome de Aécio Neves para a disputa da Presidência da República. Para o pleito, Aécio tem o apoio de oito partidos políticos: PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B. (R7)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika