Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau Estrada do Chocolate

Publicado

em

A Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, é tema do Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que acontece nesta quinta-feira (21), às 14h30, no Centro de Convenções de Ilhéus. Com a participação do secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, e de empreendedores do cacau da região, o evento analisará diversas propostas de roteiros, envolvendo as fazendas que já estão aptas a receber visitação. Também serão abordadas as atribuições de cada um dos três níveis de gestão – estadual, municipal e iniciativa privada -, objetivando a consolidação do projeto.

Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus e Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.

O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Cercada pela Mata Atlântica, a Estrada do Chocolate lembra ainda os cenários da obra do escritor Jorge Amado, como “Terras do Sem-Fim” e “Gabriela Cravo e Canela”. O primeiro descreve o período de formação da zona cacaueira, com a sede pelo ouro do cacau, a luta pela posse da terra, o estabelecimento das plantações e a construção das pequenas cidades nos arredores de Ilhéus, no começo do século 20.

O segundo é um retorno do autor ao chamado ciclo do cacau, retratando o universo de coronéis, jagunços, dentre outros personagens que fizeram parte da sociedade cacaueira.

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2020 Ubaitaba.com.