Conecte-se conosco

ESPECIAIS

Gol cai para 7º no ranking mensal de vendas de veículos em janeiro

Publicado

em

Após perder para o Palio em 2014 o posto de carro mais vendido do ano depois de 27 anos na liderança, o Gol caiu de primeiro para sétimo lugar no ranking mensal de vendas na passagem de dezembro para janeiro.RTEmagicC_a60dcbfa43.jpg

Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, com fontes do setor, com base em dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Palio voltou a ser o carro mais emplacado do mês, seguido pelo Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Uno, Ford Ka e Volkswagen Fox.

O modelo da Fiat retomou a liderança mensal em janeiro ao emplacar 14.432 unidades, quase 6,5 mil a mais do que os 7.866 modelos do Gol licenciados no primeiro mês deste ano. O Palio estava no topo do ranking mensal desde julho do ano passado, mas, em dezembro, foi ultrapassado pelo hatch da Volkswagen.

Essa ultrapassagem, contudo, não foi suficiente para garantir a liderança anual, e o Gol encerrou 2014 como 2º carro mais vendido, perdendo para o Palio por uma diferença de 385 unidades.

“Rapel”
Para analistas do setor automotivo, essa queda no ranking do Gol em janeiro pode ser consequência do chamado efeito “rapel”. A prática consiste em emplacar carros do estoque sem que eles tenham de fato sido vendidos. Normalmente, as concessionárias recorrem a esse método no fim do mês, para que possam contabilizar as unidades licenciadas no balanço e, dessa forma, conseguir atingir a meta mensal de vendas.

“Em dezembro, o Gol emplacou mais do que o Palio. Acho que a Volks deve ter feito rapel e ficou com estoque emplacado nos pátios das concessionárias”, aponta Julian Semple, consultor da Carcon Automotive.

O ranking dos 10 mais vendidos em janeiro:

1º) Palio/Fiat: 14.432 unidades;

2º) Onix/GM: 13.462;

3º) HB20/Hyundai: 8.962;

4º) Uno/Fiat: 8.588;

5º) Ka/Ford: 8.229;

6º) Fox/VW: 8.225;

7º) Gol/VW: 7.866;

8º) Prisma/GM: 7.772;

9º) Siena/Fiat: 7.194

10º) UP/VW: 6780.

Volks
A Volkswagen atribuiu a queda do Gol para o sétimo lugar no ranking mensal de vendas de automóveis em janeiro à “falta de oferta do modelo” causada pela greve que afetou a fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, no início do mês passado.

Em nota à imprensa, a montadora afirma que a “falta de produção ocasionou uma postergação no início do faturamento do modelo”, que só teria começado a chegar às concessionárias de todo o País no final de janeiro.

A Volks prevê, contudo, que as vendas do modelo “caminharão para a normalização” ao longo dos próximos meses. Funcionários da unidade de São Bernardo paralisaram as atividades entre 5 e 16 de janeiro, em protesto contra o anúncio da demissão de 800 trabalhadores. Os cortes, no entanto, foram revogados em acordo que encerrou a greve e previa a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para ajustar um excedente de 2,1 mil trabalhadores. (Correio da Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika