Home 10 Itacaré 10 Itacaré defenderá em conferência políticas públicas de Saúde da Mulher

Itacaré defenderá em conferência políticas públicas de Saúde da Mulher

O município de Itacaré estará participando no próximo dia 30 de maio, em Itabuna, da Conferência Macrorregional 2 de Saúde da Mulher, onde estará defendendo propostas e políticas para a cidade. Todas as propostas foram discutidas e aprovadas durante a 1ª Plenária Municipal de Saúde da Mulher, realizada pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e SUS, na última sexta-feira, no Clube Pirajá, em que teve como tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

Dentre as propostas que serão defendidas pelos representantes de Itacaré estão a criação de Centro de Apoio da Saúde da Mulher de Itacaré (CASMI), onde haverá atendimento para especialização voltado para a atenção a saúde da mulher em Itacaré e Taboquinhas; a criação de Grupo Laboral de Apoio a Mulher Idosa, onde ocorrerá atividade física voltada para os idosos; e a Casa de Parto, para oferecer assistência humanizada evitando a violência obstétrica e estimulando o empoderamento feminino onde a mulher escolhe o tipo de parto que deseja.

Também foi aprovada na plenária e que será defendida na conferência macrorregional 2 a implantação da Horta Terapêutica para Mulheres, a Geração Mais Saúde(PSE), com oficinas com educador física para saúde do adolescente, oficina de dança, orientação em saúde, prevenção da gravidez na adolescência e orientação sexual; e o Recicla Itacaré com Saúde, uma preocupação com a coletividade e conscientização da população em relação ao lixo, deixando a mulher corresponsável sobre a reciclagem, visando uma prevenção epidemiológica e sanitária. Se aprovadas, todas essas propostas passarão a ser discutidas na Conferência Estadual e posteriormente será levada para Brasília onde passará a ser políticas públicas de saúde.

Conforme a eleição realizada na Plenária, estarão representando Itacaré na Conferência Macrorregional 2 Mary Rosana dos Santos Souza e Valmares Conceição Gomes Souza, representantes usuários; Martha Teixeira Alves, representante dos trabalhadores da área de saúde; e Ricardo Torres Lins, representante de governo e prestadores de serviços privados conveniados. Durante a plenária, o secretário de Saúde, Ricardo Lins, falou dos investimentos que vem sendo feitos na saúde da mulher e da necessidade de todos os segmentos estarem engajados, juntos com o poder público, buscando cada vez mais programas e projetos nessa área. (Ascom/Itacaré)

Check Also

Jovem com problemas mentais tenta invadir creche com facão em Ubaitaba

Um jovem com problemas mentais, identificado apenas como Sérgio, de 26 anos, tentou invadir a …

Comentários pelo Face:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *