Conecte-se conosco

News

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner diz que vai participar de encontro entre Lula e Biden nos Estados Unidos

Publicado

em

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, disse nesta quinta-feira (9), que vai participar de encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano, Joe Biden, nos Estados Unidos.

“Embarco hoje para os EUA, em missão com o presidente Lula, para nos reunirmos com o presidente Joe Biden. É um novo momento para o Brasil. Estamos trabalhando para retomar o nosso protagonismo internacional e reconstruir relações estratégicas com outros países”, disse.

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner diz que vai participar de encontro entre Lula e Biden nos Estados Unidos  — Foto: Rerodução/Redes Sociais

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner diz que vai participar de encontro entre Lula e Biden nos Estados Unidos — Foto: Rerodução/Redes Sociais

Lula embarca nesta quinta para os Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião será na sexta (10) na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos Estados Unidos. A previsão é que o encontro ocorra durante a tarde.

A viagem carrega simbolismos e é vista com expectativa pelo entorno do dois presidentes. Isso porque:

  • Lula e Biden derrotaram nas urnas adversários que acenavam com a extrema-direita, Jair Bolsonaro e Donald Trump;
  • e ambos assumiram os cargos em um cenário de denúncias infundadas de fraude eleitoral que levaram a ataques contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

 

Entre a vitória de Lula, no fim de outubro do ano passado, e a visita à Casa Branca, os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões:

  • quando Lula foi declarado vencedor das eleições presidenciais;
  • e em 9 de janeiro, um dia após os ataques golpistas aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

 

Os EUA são o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro — ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai.

Lula também tem a previsão de viajar nos próximos meses para China e Portugal. As datas ainda não foram confirmadas.

Segundo a agenda divulgada, Janja acompanha a agenda oficial de Lula na sexta e, à tarde, participa de encontro reservado com a primeira-dama norte-americana, Jill Biden.

Também integram a comitiva:

  • o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
  • o ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
  • a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva;
  • a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco;
  • o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa;
  • e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim.

No Senado, líder é ex-governador da Bahia

Ele foi eleito para a Casa em 2018 e, por isso, ainda tem mais quatro anos de mandato. Ele integra a bancada baiana que ainda tem Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD).

Wagner tem 71 anos e é membro fundador do PT. Ele foi o primeiro ministro do Trabalho e Emprego de Lula, ficando no cargo por pouco mais de um ano. Ele também foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais de Lula, entre 2005 e 2006, e ministro da Defesa de Dilma em 2015.

Em 2018, segundo relatos de membros do partido, Wagner foi um dos nomes sugeridos para substituir Lula – então inelegível – na chapa ao Planalto. Após declinar, atuou como coordenador político da campanha de Haddad. Em 2022, integrou a coordenação política da campanha.

Em 2016, comandava a Casa Civil de Dilma e abriu mão do cargo para abrir espaço para a nomeação do ex-presidente Lula. A indicação foi anulada pelo ministro do STF Gilmar Mendes – que apontou na movimentação uma tentativa de dar foro privilegiado a Lula para driblar a Lava Jato.

Na Bahia, Wagner foi governador por dois mandatos, de 2007 a 2015.

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika