Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

Novo mosquito pode transmitir a dengue

Publicado

em

Novo mosquito pode transmitir a dengue

Aedes Albopictus pode ser mais um transmissor da doença e também da zika.

‘Ainda não foi comprovado em espécie adulta’, diz pesquisador da UFBA.

Novo mosquito pode transmitir a dengue

Larvas infectadas com o vírus da dengue foram encontradas, na Bahia, em um outro tipo de mosquito: o Aedes Albopictus. Ele por ser mais um agente transmissor da zika, chikungunya e dengue, além do Aedes Aegypti. O diagnóstico é do pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o parasitologista Adriano Monte Alegre.

Para confirmar a dengue, enfermo precisa passar por consulta médica e fazer exames laboratoriais (Foto: Prefeitura de Ji-Paraná/Divulgação)

Para confirmar a dengue, enfermo precisa passar por consulta médica e fazer exames laboratoriais (Foto: Prefeitura de Ji-Paraná/Divulgação)

Ao G1 na manhã desta sexta-feira (10), o pesquisador informou que, caso seja comprovada a presença do vírus no Aedes Albopictus adulto, ele será um novo transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Entre as semelhanças do Albopictus e Aegypti, segundo o estudioso, são as picadas das fêmeas, que ocorrem geralmente no começo da manhã e no fim da tarde. O uso de repelente é indicado porque qualquer parte do corpo pode ser picada.

Segundo o pesquisador, as diferenças ocorrem pelas linhas do corpo – o Aedes Aegypti tem várias linhas brancas e o Albopictus apenas uma, e é mais escuro. Além disso, o Aedes Aegypti prefere as zonas urbanas, já o Albopictus, além das cidades, também depositam os ovos na natureza. “Oco de árvores, fundo de cocos, palha onde se acumula água. Se ele está em nosso território desde a década de 1980, ele começa a se habituar ao nosso ambiente e a qualquer momento ele pode se tornar  um hospedeiro desses vírus, mas igualmente um transmissor, um veiculador.

De acordo com o pesquisador, em países asiáticos, o Aedes Albopictus já é o principal transmissor da dengue. Em outras regiões, o mosquito também hospeda o zika e a chikungunya. No Brasil, o vírus da dengue foi identificado em larvas, mas em adultos ainda não foi confirmado. “Se a larva está infectada, ela vai se transformar em um adulto, e este teria o vírus hospedado. Temos a impressão de que já tenha Aedes Albopcitus com o vírus da dengue, mas não foi comprovada”, conclui Adriano Monte Alegre.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika