Conecte-se conosco

News

O que você sabe sobre voto nulo e branco?

Publicado

em

A fim de esclarecer você sobre os votos nulos e brancos, o advogado  Sílvio Salata, presidente da comissão eleitoral e do cientista político

 

1 – Votos brancos ou nulos são contabilizados na eleição?
Não. Votos brancos e nulos não entram na contagem oficial. Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais são apenas considerados os votos válidos na apuração, ou seja, são excluídos brancos e nulos. Por isso, o voto nulo ou branco, no âmbito da votação, não tem qualquer valor.


2 – O voto em branco e o nulo são a mesma coisa?
Em parte. Para votar em branco, o eleitor precisa apertar a tecla “branco” na urna eletrônica. Para votar nulo, é preciso digitar de forma errada o número do candidato e confirmar a escolha. No entanto, como ambos não são contabilizados, acabam tendo o mesmo valor na votação.
(Leia o Manual do Eleitor e tire suas dúvidas)


3 – É possível que uma eleição seja anulada se mais de 50% dos votos forem nulos?
Não. Votos nulos não entram na totalização e, por isso, qualquer que seja a quantidade destes votos não haverá impacto no resultado da eleição.


4 – Qual a diferença entre voto nulo e voto anulado?
O voto anulado corresponde aos votos dados a um candidato que, depois da eleição, foi declarado inelegível. Se os votos deste candidato corresponderem a mais de 50% dos votos válidos, é preciso convocar uma nova eleição. Nestes casos, a Justiça tem entendido que o candidato que deu origem ao novo pleito não pode participar da eleição. Todos os outros postulantes podem se candidatar novamente.


5 – O voto em branco vai para o candidato que está na frente?
Não. Votos brancos não entram na totalização, só são válidos os votos em candidatos e legendas. Votar em branco ou nulo, porém, pode ajudar o candidato que está na frente, pois são necessários menos votos para se eleger.


6 – O voto nulo ou em branco é democrático?
Em parte. Para alguns especialistas, estes votos, por serem excluídos na totalização, contrariam o preceito constitucional de que o poder emana do povo. Já outros acreditam que abstenção é uma escolha democraticamente válida, que pode representar um sinal de protesto ou indecisão quanto ao processo eleitoral.

Continue Lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Comunika