Home 10 SUL DA BAHIA 10 Professora de Taboquinhas recebe Prêmio Educador Nota Dez

Professora de Taboquinhas recebe Prêmio Educador Nota Dez

Eliete Santos Silva Anes, Professora de Língua Portuguesa no Instituto Municipal de Educação Paulo Ganem Souto, foi contemplada pelo Prêmio Nacional “Educador Nota Dez”, promovido pela Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho, que tem por finalidade destacar os melhores projetos elaborados por docentes em sala de aula.

O projeto da Professora Eliete foi feito no decorrer de três unidades, em que cada uma delas havia a exposição de um gênero textual (poema, crônica, história em quadrinhos e artigo de opinião). Após a exposição dos conteúdos, os alunos ficavam incumbidos de pesquisar sobre os estilos de gênero e desenvolver caderninhos onde faziam o relatório do que foi descoberto nas pesquisas e produziam seus próprios textos de acordo com cada gênero e suas características.

“Há três anos, tenho desenvolvido um projeto com a finalidade de incentivar os discentes do 8º e 9º ano ao habito da leitura. Pude utilizar dos momentos em classe, em que ministrava aulas da disciplina de Língua Portuguesa, para desenvolver atividades de leitura e interpretação de livros paradidáticos infanto-juvenis. No decurso dessas atividades, os alunos eram encorajados a fazer o reconto das histórias lidas, fazendo, assim, uma interação maior com os livros e desenvolvendo a habilidade de interpretar”.

“A culminância do projeto ocorreu com uma viajem à cidade de Ilhéus, onde fizemos um passeio cultural. Conhecemos a Casa de Jorge Amado, e ouvimos relatos sobre sua vida na cidade e sobre a produção das suas obras literárias. Pudemos, também, conhecer o Bataclan, antigo bar onde os coronéis se reuniam para tomar decisões sobre Ilhéus; aqui tivemos a grande experiência de ouvir o Senhor José Delmo, contador de histórias. Finalizamos o passeio indo à Fábrica de Chocolate, à Catedral de São Sebastião, ao Vesúvio e à praia do Cristo”, relatou Professora Eliete.

O projeto foi congratulado pela Fundação Victor Civita, com o Certificado de Educador Nota Dez, em 08 de agosto de 2016 após exposição do trabalho em sala de aula.

Agradecimentos da Professora Eliete – Agradeço em primeiro lugar a Deus por este reconhecimento, e divido esse prêmio com toda a equipe escolar em todos os segmentos: diretor, coordenação, funcionários, pais, alunos, meus colegas professores e Secretaria Municipal de Educação e de Transporte. Sem vocês nada disso seria possível.

Como é feito o processo de seleção dos trabalhos em todo país?

Planejamento: O professor planeja um projeto ou uma sequência de atividades;

Prática: Realiza o trabalho em sala de aula e registra o passo a passo;
 
Relato: Escreve um relato contando em detalhes como e o que os alunos aprenderam;
 
Inscrição: Lê o regulamento e faz a inscrição no site do prêmio, preenchendo todos os campos e anexando o relato do trabalho;
 
Primeira avaliação: O selecionador da disciplina ou área que você trabalha lê o relato com muita atenção;
 
Pedido de material: Se o selecionador tiver dúvidas sobre o seu trabalho, ele liga para você pedindo que envie os registros das atividades e as produções dos alunos. Mas fique atento, não envie os originais, somente cópias;
 
Chamada oral: Após analisar os registros e produções, o selecionador liga novamente perguntando detalhes do trabalho, em uma verdadeira chamada oral;
 
Avaliação coletiva: Os trabalhos pré-selecionados são avaliados pela coordenação pedagógica da Fundação Victor Civita, e pelos selecionadores das outras áreas;
Escolha final: Uma grande reunião de dois dias com toda a equipe ocorre em São Paulo para decidir quem são os 50 finalistas. Entre os 50 finalistas, são escolhidos os 10 vencedores.
Fonte: Itacaré Informa.
Confira imagens passo a passo do projeto:
17270127_10206717510334883_1320621661_n
17270192_10206717512254931_480812974_n
17270548_10206717515375009_697721348_n

Check Also

Prefeitura de Itacaré entrega certificados do curso de comidas ancestrais

A Secretaria de Juventude Esporte e Cultura de Itacaré informa que já estão disponíveis os …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: