Conecte-se conosco

News

PT vai indicar nomes para a CPI mista da Petrobras até terça, diz Vicentinho

Publicado

em

Prazo para indicar representantes da sigla termina na semana que vem. Líder do DEM quer primeira reunião da CPI mista na próxima quarta.

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP) (Foto: Gustavo Lima/Câmara)

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP)
(Foto: Gustavo Lima/Câmara)

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), afirmou nesta quinta-feira (15) que vai apresentar até a próxima terça (20) os nomes dos petistas que irão integrar a CPI mista da Petrobras, composta por deputados e senadores. Defensor de uma CPI exclusiva no Senado, o PT decidiu deixar para o último dia do prazo a apresentação da lista de parlamentares que o representarão no colegiado que irá investigar denúncias sobre a estatal.

O prazo de cinco sessões estabelecido pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para a indicação dos integrantes da comissão se encerra na terça que vem. Até agora foram realizadas quatro sessões da Câmara, faltando apenas uma para completar o prazo.

À frente da maior bancada da Câmara, Vicentinho disse que “não fará como a oposição”, que se recusou a indicar os nomes de seus representantes para a CPI da Petrobras formada exclusivamente por senadores. PSDB e DEM se negaram a apresentar parlamentares para a comissão exclusiva do Senado porque o governo tem ampla maioria na Casa e uma base mais fiel. Os oposicionistas acreditam que com a presença de deputados terão maiores condições de aprofundar as suspeitas envolvendo a pretroleira.

“Não fazemos como a oposição. Eles fazem o discurso e praticam outra coisa. Quiseram a CPI da Petrobras e agora atrapalham a criação. Vamos participar, sim, da CPI mista, com muita firmeza e lealdade”, afirmou Vicentinho.

Na Câmara, somente PT e PROS, mais novo partido aliado ao governo, ainda não indicaram nomes para a CPI mista da Petrobras. Os petistas têm direito a duas vagas no colegiado e o PROS, a uma.

No Senado, seis dos dezesseis integrantes titulares da CPI mista já foram designados pelos líderes partidários. Entre a oposição, serão Alvaro Dias (PSDB-PR), Mário Couto (PSDB-PA) e Jayme Campos (DEM-MT). Dos partidos aliados, já foram escolhidos Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Gim Argello (PTB-DF) e Ataídes Oliveira (PROS-TO).

A liderança do PT no Senado deverá indicar os nomes até o final do prazo de cinco sessões legislativas e não usará da mesma tática da oposição, que se recusou a designar nomes com o objetivo de pressionar pela CPI mista. A estratégia do partido, porém, continuará  a de “dar carga” à comissão no Senado.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que seu partido “não vai deixar de dar funcionamento à CPI restrita ao Senado”, mas admitiu que haverá um “excesso” de comissões. “Já tem uma [CPI] no Senado, que é por determinação judicial, e vai ter outra no Congresso. espero que congresso de conta de tocar essas duas CPIs”, disse a petista.

Relatoria
De acordo com Vicentinho, o PT deverá ficar com a relatoria da comissão, porque é o partido com a maior bancada na Câmara. Já o PMDB, que tem a segunda maior bancada, deve ocupar a presidência.

Cabe ao relator a elaboração do documento final das investigações resultantes da atuação da CPI, com sugestões, por exemplo, de indiciamento de suspeitos da prática de crimes. Já o presidente conduz os trabalhos da comissão, marcando reuniões e ditando o ritmo das sessões.

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que a oposição vai se mobilizar para que a primeira sessão da CPI mista ocorra na próxima quarta (21), mesmo que nem todos os partidos tenham apresentado nomes para o colegiado.

No caso de não haver indicação pelas siglas, a escolha fica para o presidente do Congresso, que terá três sessões para nomear os integrantes da comissão.

“A oposição entende que, tendo maioria, metade mais um, a gente pode instalar a CPI e fazer sessão. Na terça-feira, quando vencer o prazo, estamos querendo expor no painel os nomes dos indicados. E na quarta estou combinando a reunião de instalação”, ressaltou Mendonça Filho. (G1)

Copyright © 2024 - Comunika