Conecte-se conosco

News

Radialista Josué Ribeiro divulga fake news sobre obras públicas no município de Ubatã 

Publicado

em

O radialista Josué Ribeiro divulgou nesta semana em seu perfil no Instagram vídeos contendo informações falsas (fake news) sobre a obra das casas populares e da rede de esgoto no trecho urbano da BR-330, especialmente no bairro 2 de Julho, em Ubatã.

 

Produzidos com o intuito de confundir a população e manipular a opinião pública a respeito da gestão municipal, nos vídeos o radialista disse que o atraso na conclusão das casas populares deixou várias famílias completamente desassistidas. Já no vídeo sobre o esgotamento sanitário do bairro 2 de Julho, o radialista disse ainda que os moradores do bairro convivem com o mau cheiro do esgoto e riscos à saúde e sem saberem se a gestão municipal resolverá a questão.

 

No entanto, ao trazer a público os referidos conteúdos, Josué Ribeiro demonstra ignorar diversos fatos. Quando ocorreu a enchente em dezembro de 2021, afetando diversas famílias residentes em vários bairros da cidade, prontamente o município, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou uma verdadeira operação de apoio às famílias atingidas pela calamidade.

 

As famílias retiradas das áreas de risco foram levadas para alojamentos e receberam doações de alimentos,  roupas e móveis, além de terem acesso à atualização de dados cadastrais no CadÚnico, o que facilita a participação nos programas sociais do governo federal. Um deles é o aluguel social, possibilitando a estas famílias a condição de arcar com o aluguel mensal de imóveis enquanto não podem se mudar para as casas populares.

 

A construção das casas populares foi fruto de convênio com instituições e órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A gestão municipal entregou 9 casas, as quais já estão abrigando famílias. Segundo nota emitida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, o relevo da área e a descoberta  de grandes blocos de pedra, demandaram tempo considerável na conclusão da obra.

 

Mesmo nessas condições, das 26 casas, 23 estão em fase adiantada  de acabamento e três casas que estão situadas em locais com as condições citadas anteriormente (que aparecem no vídeo divulgado por Josué Ribeiro) exigiram soluções que impuseram maior tempo para serem iniciadas e concluídas.

 

Outra situação que está sendo solucionada é a das fossas e sumidouros. Em função das rochas encontradas em alguns pontos do terreno , o município aguarda solução  técnica no que se refere ao esgotamento sanitário das casas em questão.

 

A respeito do esgotamento sanitário no bairro 2 de Julho, a Secretaria declarou que a área mostrada no vídeo já foi inserida no projeto para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, na modalidade “drenagens urbanas e esgotamento sanitário”. A pasta de Infraestrutura não tem poupado esforços para que todas as questões relacionadas não somente ao esgotamento sanitário do local exibido no vídeo, mas de todo o município de Ubatã sejam completamente resolvidas, já que são demandas antigas que não foram resolvidas pela gestão anterior à atual.

 

Divulgar fake news, além de ser um atentado à democracia, também se configura como crime na legislação vigente no país.

 

Continue Lendo

Copyright © 2024 - Comunika