Conecte-se conosco

News

REPORTAGEM ESPECIAL: Retrato do Caos e da Solidariedade! 966 famílias desabrigadas em Ubaitaba

Publicado

em

Ubaitaba foi incluída na lista de municípios  em situação de emergência do Governo Federal   na terça-feira, 28.

Piraúna foi o distrito mais afetado! 80% do território embaixo d’água. Além de ter ficado isolada sem acesso terrestre.

Chuvas, destruição, desespero, prejuízo, solidariedade, união, companheirismo, doações, pix,  esforço conjunto são algumas palavras que descrevem os últimos 6 dias de caos gerados pela enchente  em Ubaitaba. A cidade teve pelo menos 30% de seu território atingido pelas fortes chuvas e ao menos 1/4 da população foi atingida diretamente pelas águas. No total 966 famílias foram atingidas pelas chuvas e cerca de 1500 fircaram desabrigadas parte desses foram amparadas em abrigos montados pela prefeitura na cidade e nos distritos e a maior parte buscou apoio de amigos e familiares.  O local mais atingido foi Piraúna que teve cerca de  80% da área embaixo d`água.

 

 

Gabinete de Crise

A desde a manhã do dia 25 que a Prefeitura local montou um Gabinete de Crise  para liderar as ações contra os danos da chuva. Inicialmente ninguém acreditava que as chuvas iriam chegar  aonde chegou. Mas começaram a retirar algumas famílias dos pontos mais críticos, isolaram ruas. Montaram abrigos em escolas e quadras municipais. Mas, isso não foi suficiente, às aguas subiram rapidamente e foi um caos total. As equipes da Prefeitura trabalharam intensamente em várias frentes para amparar os desabrigados ou desalojados. Foi preciso levar  comida e outros mantimentos em canoas, barcos, e até  helicópteros. Todas as equipes das secretarias municipais trabalharam intensamente,   não teve área que não se envolvesse no processo, a luta foi de todos, liderados pelo prefeito Bêda que imediatamente começou a busca dos recursos para socorrer a população!

 

Caos

Nem os maiores roteiristas de premonição poderiam prever o tamanho estrago que a chuva deixou em Ubaitaba, o primeiro é o desespero das famílias, sair de suas casas, construídas com tanto amor, sem saber se quando voltasse, elas estariam lá. Para outros o desespero de não saber se todos iriam sobreviver! O Rio enchia, o Centro de Canoagem foi o primeiro a ser isolado, a área da feira também. Mas até aí, todos acreditavam que a água não subiria mais que a altura do cais no Rio das Contas. Mesmo com os avisos da Prefeitura e os pedidos para as pessoas deixarem suas casas, o mais rápido possível, a população parecia cética, há pelo menos 40 anos não se via tanta água chegando na cidade. As chuvas não cessavam, e ela trazia consigo o medo e o temor, a cada minuto, mais casas iam sendo devoradas pelas águas. Começou a correria, todos tentando se salvar, nesse momento, não era possível salvar mais nada, exceto a própria vida. Poucas pessoas conseguiram retirar tudo de casa. Mas, felizmente, não houveram mortes por afogamento.

 

Morte

Mas, infelizmente, 1 homem foi atropelado e arrastado por um carro, em decorrência do alto volume de chuvas que atrapalhava a visibilidade dos motoristas. O homem, conhecido como 7 Orelha chegou a ser socorrido pela equipe do SAMU local, mas morreu de parada cardíaca. Ele chegou a ser arrastado por cerca de 50 metros pelo carro, pois o motorista que o atropelou, na tentativa de fugir, saiu arrastando a vítima. Na fuga, caiu numa rua inundada e teve que abandonar o veículo no local e fugir a pé. Até o momento o motorista irresponsável não foi localizado.

Solidariedade

O empresário Robson Lima veio com o helicóptero dar apoio levando a comida e mantimentos para a comunidade de Piraúna que ficou ilhada. a ONG Queremos Doar, através de um pedido do prefeito, trouxe 2 caminhões de doações com mais de 50 toneladas de alimentos e donativos, e fez a entrega para a Associação de Canoagem que repassou para o município. Rotary, CDL,  Igrejas evangélicas da cidade, igre Igreja Católica, 61º CIPM empresas privadas da cidade e tantos outros que arrecadaram que nem dá pra enumerar todos. Mas com certeza, cada um foi muito importante. Além de cada ubaitabense que de coração ajudou como pode.

Distritos

O distrito de Piraúna foi o mais afetado, os alagamentos nessa área começaram já na sexta-feira (24) e foi o primeiro ponto alagado. No dia seguinte, após 24 horas de chuva, o distrito teve 80% do seu território totalmente submerso. Até mesmo os dois abrigos, a Quadra Municipal e a Creche Municipal, montado pela prefeitura para apoiar o povo também ficou alagado.  Por um lado a ponte que dava acesso a esse distrito ficou submersa e do outro lado, na estrada, a ponte quebrou e o distrito ficou totalmente ilhado. Acesso só de Helicópteros ou barcos.  O distrito do Oricó foi outro local bastante afetado e que também ficou sem acesso da cidade por estrada, já que a as estradas que davam acesso ao Oricó também teve pontos alagados. A Falta de energia elétrica nesses distritos só veio para piorar a situação ainda mais. Não fosse pelo empenho pessoal das equipes da Prefeitura de Ubaitaba, onde muitos funcionários se doaram por completo e a solidariedade das pessoas de Ubaitaba, o momento seria ainda mais tenso.

Trabalho de Equipe

Apesar de todo o Caos e desespero da cidade das canoas, Ubaitaba, durante a última semana, desde o Natal, um misto de amor, união, empenho de toda a equipe do governo municipal, em especial, tem feito a diferença para ajudar a população. Mesmo sendo funcionários públicos, mas o que temos visto na equipe, é um verdadeiro sentimento de empatia e amor ao próximo, porque esses sentimentos tem feito a diferença no trabalho. Pois, muitos tem corrido risco de vida para ajudar. São pessoas comuns, funcionários do meio ambientes, guardas municipais, garis, médicos, enfermeiros, agentes comunitários, funcionários da saúde, equipe do social, pessoas das finanças, da educação, são motoristas, profissinais da comunicação, enfim, é gente de todos os setores unidos num único objetivo, ajudar ao próximo, socorrer os ubaitabenses. São lições que ficarão na história! São heróis sem asas que convivem no nosso meio no dia a dia e muitas vezes passam despercebidos!

 

AMURC, CDS e União entre os municípios

A Associação de Municípios da Região Cacaueira e o Consórcio dos Municípios – CDS montaram uma equipe para apoiar aos municípios de nossa região a buscar os recursos do governo federal e estadual nesse momento. Outros municípios, como Itacaré doaram 2 barcos para trabalhar no apoio em  Ubaitaba e Dário Meira. Mostrando que a União faz municípios mais fortes!

Centro de Canoagem

O Centro de Canoagem foi invadido pelas águas que o destruiu quase que completamente. Para nós, ubaitabenses, cada casa, por menor que seja é tão importante quanto o Centro de Canoagem, mas, simbolicamente, o Centro de Canoagem tem um valor especial, porque a Canoagem além de ser o esporte que representa o nosso município, atende também a diversas crianças e muda a vida de muitas pessoas. Esse Centro foi entregue à nossa cidade  em 2020 pelo governo do Estado. Isaquías Queiroz, o atleta da canoagem se negou a falar do assunto. Ele disse a nossa reportagem que as vidas são mais importantes e estava preocupado com as perdas que e as pessoas tiveram e esteve visitando os abrigos onde também fez doações para a cidade. Um gesto nobre do atleta tão querido em nossa cidade.

Parceria Estado e União

Em esforços conjuntos o governo estadual e o federal se uniram para ajudar às cidades afetadas pelas Chuvas no Sul da Bahia. A Prefeitura de Ubaitaba, tem trabalhado nessa parceria e já conseguiu um caminhão de doações em alimentos e colchões. Há uma promessa do Governo Estadual de dar um tipo de bolsa para todas as famílias que tiveram seus bens perdidos, para ajudar a comprar pelo menos o básico. Em Ubaitaba, a Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias em seu próprio domicílio gradativamente. A casa que desabou também será reconstruída, de acordo Rui Costa. O Corpo de Bomeiros

Empresas alagadas

Em pelo menos 6 pontos da cidade, as empresas ficaram completamente alagadas, na avenida Vasco Neto, Final da av. Walter Passos, Praça da Feira, Rua Edson Martins e área próxima ao Lago Fernando Lona. Algumas empresas mais afetadas foi a Loja Neto Sound, que tinha no seu interior 7 veículos de clientes, além de ter perdido quase todos os itens eletrônicos a venda,  Oficina Universal, Casa do Puf, perdeu todo seu maquinário, Supermercado Mix e Supermercado Vaz, além de outros. O governo da Bahia anunciou também uma linha de crédito para os comerciantes atingidos pela enchente. A prefeitura de Ubaitaba, em parceria com a CDL,  irá disponibilizar técnicos para cadastrar essas empresas, a partir da próxima semana.

Realidade e Reconstrução

Agora que as águas baixaram. Aos poucos famílias voltaram para a realidade, um estado desolador, para a maioria dos desabrigados: móveis totalmente destruídos, lama em casa e a esperança de reconstruir tudo e de ter também algum apoio dos governos municipais, estaduais e federais para seguirem suas vidas. Para muitos, o trabalho da vida inteira! 

 

Prefeito confere as ruas após alagamento


Situação de Emergência
Pelo menos 132 municípios decretaram situação de emergência na Bahia.

Municípios com decreto de situação de emergência:

  1. ALCOBAÇA
  2. AMARGOSA
  3. AMÉLIA RODRIGUES
  4. ANAGÉ
  5. ANDARAÍ
  6. ANGICAL
  7. APUAREMA
  8. ARATACA
  9. AURELINO LEAL
  10. BAIXA GRANDE
  11. BARRA DO CHOÇA
  12. BARRA DO ROCHA
  13. BELMONTE
  14. BELO CAMPO
  15. BOA VISTA DO TUPIM
  16. BREJÕES
  17. BREJOLÂNDIA
  18. BUERAREMA
  19. CAATIBA
  20. CACHOREIRA
  21. CAETANOS
  22. CAMACAN
  23. CAMAMU
  24. CANAVIEIRAS
  25. CARAVELAS
  26. CATURAMA
  27. COARACI
  28. COCOS
  29. CONCEIÇÃO DO ALMEIDA
  30. COTEGIPE
  31. CRAVOLÂNDIA
  32. DÁRIO MEIRA
  33. DOM BÁSILIO
  34. ENCRUZILHADA
  35. EUNÁPOLIS
  36. FEIRA DE SANTANA
  37. FIRMINO ALVES
  38. FLORESTA AZUL
  39. GANDÚ
  40. GONGOGI
  41. GUARATINGA
  42. IAÇU
  43. IBICARAI
  44. IBICOARA
  45. IBICUÍ
  46. IBIPEBA
  47. IBIRAPITANGA
  48. IBIRAPUÃ
  49. IBIRATAIA
  50. IBITIARA
  51. IGRAPIUNA
  52. IGUAÍ
  53. ILHÉUS
  54. IPIAÚ
  55. ITABELA
  56. ITABERABA
  57. ITABUNA
  58. ITACARÉ
  59. ITAETÉ
  60. ITAGIMIRIM
  61. ITAJU DO COLÔNIA
  62. ITAJUÍPE
  63. ITAMARAJU
  64. ITAMBÉ
  65. ITANHÉM
  66. ITAPÉ
  67. ITAPEBI
  68. ITAPETINGA
  69. ITAPITANGA
  70. ITAQUARA
  71. ITARANTIM
  72. ITORORÓ
  73. ITUBERÁ
  74. JAGUAQUARA
  75. JEQUIÉ
  76. JIQUIRIÇÁ
  77. JITAÚNA
  78. JUCURUÇU
  79. JUSSARI
  80. JUSSIAPE
  81. LAFAIETE COUTINHO
  82. LAJE
  83. LAJEDÃO
  84. LENÇÓIS
  85. LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
  86. MACARANI
  87. MANOEL VITORINO
  88. MARAGOGIPE
  89. MARCIONÍLIO DE SOUZA
  90. MASCOTE
  91. MEDEIROS NETO
  92. MILAGRES
  93. MUCUGÊ
  94. MUCURI
  95. MUNDO NOVO
  96. MUTUÍPE
  97. NAZARÉ
  98. NILO PEÇANHA
  99. NOVA CANAÃ
  100. NOVA VIÇOSA
  101. NOVO HORIZONTE
  102. PAU BRASIL
  103. PIRAÍ DO NORTE
  104. POÇÕES
  105. PORTO SEGURO
  106. POTIRAGUÁ
  107. PRADO
  108. PRESIDENTE JÂNIO QUADROS
  109. PRESIDENTE TANCREDO NEVES
  110. RIBEIRA DO POMBAL
  111. RIBEIRÃO DO LARGO
  112. RIO DE CONTAS
  113. RUY BARBOSA
  114. SANTA CRUZ CABRÁLIA
  115. SANTA CRUZ DA VITÓRIA
  116. SANTA INÊS
  117. SANTA MARIA DA VITÓRIA
  118. SÃO FÉLIX
  119. TABOCAS DO BREJO VELHO
  120. TANHAÇU
  121. TAPEROÁ
  122. TEIXEIRA DE FREITAS
  123. TEOLÂNDIA
  124. UBAÍRA
  125. UBAITABA
  126. UBATÃ
  127. URUÇUCA
  128. VALENÇA
  129. VEREDA
  130. VITÓRIA DA CONQUISTA
  131. WANDERLEY
  132. WENCESLAU GUIMARÃES

 

Continue Lendo
Publicidade

Copyright © 2024 - Comunika