Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Taboquinhas mantém tradição da festa em louvor ao padroeiro Bom Jesus

Publicado

em


Mesmo em tempos de pandemia e respeitando todas as medidas de segurança, o distrito de Taboquinhas, em Itacaré, comemorou a tradicional festa em louvor ao padroeiro Bom Jesus. Iniciada no último dia 28 com o tradicional novenário transmitido online pelas redes sociais, os festejos contaram com celebrações todas as noites, missas, carreata e alvorada, tudo observando o limite de participantes, o espaçamento e as medidas de proteção contra o coronavírus.

 
Esse ano o tema central da festa foi “Jesus se fez presente e pôs-se a caminhar. E nesta quinta-feira, dia 06 de agosto, consagrado ao Bom Jesus, os festejos foram iniciados às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada. Às 10 horas foi celebrada a missa festiva pelo padre Bira e o diácono Nelson Lira, seguindo a carreata pelas ruas de Taboquinhas. Logo depois será a vez do tradicional caruru beneficente do Bom Jesus, que esse ano foi delivery.
 
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acompanhado do vice-prefeito Genilson Souza, participou da missa festiva e também da novena dedicada à Prefeitura e destacou a importância de garantir a tradição da festa do padroeiro de Taboquinhas, mesmo nesse período de pandemia. Antônio de Anízio também falou do momento de fé e de oração que permaneceu durante todos os dias dos festejos e desse momento novo onde mesmo acompanhando pelas redes sociais os fiéis manifestaram a sua fé. A realização foi da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.
 
HISTÓRIA – Esse ano a igreja de Bom Jesus de Taboquinhas estará completando 71 anos de existência. Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.
 
Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

Notícias da Semana

Copyright © 2020 Ubaitaba.com.