Conecte-se conosco

DICAS E CONCURSOS

A importância da psicologia organizacional no trabalho

Publicado

em

A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações.

Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.

Portanto, percebe-se no mercado atual de trabalho que algumas empresas ainda não possuem dentro do seu plano estratégico a inserção da Psicologia Organizacional. Assim, impossibilita o processo de crescimento econômico da empresa, deixando de favorecer o aumento da produção e a segurança das decisões vitais nos lugares estratégicos de sua empresa. Desconhecendo ainda seu importante papel no exercício de suas capacidades para salvaguardar a saúde mental e emocional da empresa.

O papel do psicólogo organizacional é aplicar princípios e métodos oriundos da Psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, na promoção da saúde, na integração dos funcionários, na comunicação da diretoria e funcionário, e atua na busca de um atendimento às necessidades do homem e um maior rendimento do trabalho. Este profissional dentro de uma organização atua através do recrutamento e seleção de pessoal, entrevistas, aplicação de estes psicológicos, diagnóstico organizacional, treinamentos, integração do funcionário, avaliação de desempenho, reunião de equipe para promoção da qualidade de serviço, etc.

Enfim, o Psicólogo deve atuar como um facilitador dentro da empresa. O facilitador:

  • Da gestão de mudanças pelas quais a organização tem e terá sempre de passar, do relacionamento interpessoal;
  • Do desenvolvimento de pessoal e profissional, identificando, estimulando, direcionando, criando possibilidades para que as pessoas percebam em que aspectos podem melhorar;
  • Da integração, ajudando e preparando as lideranças para saberem lidar com as pessoas, pois cada líder deve ser gestor de Recursos Humanos, pois ele tem de estar próximo da sua equipe, desenvolvendo as pessoas, potencializando talentos;
  • Da satisfação pessoal, procurando através de pesquisa de clima e intervenções compatíveis, contribuir para que a organização seja um ambiente propício a satisfação das necessidades individuais, procurando colocar as pessoas em atividades que correspondam ao seu perfil e às suas expectativas.

Assim, é possível perceber que o psicólogo tem muitas atividades a desenvolver dentro da organização, no sentido pleno das potencialidades dos seres humanos que fazem parte de uma organização. È preciso colocar todo conhecimento, habilidades e atitudes de “cientistas do comportamento humano” a serviço das pessoas contribuindo desta forma para empresas mais humanas, onde o lucro seja uma conseqüência natural do trabalho bem feito, porque é feito por pessoas capacitadas e realizadas profissionalmente.

Pode-se então concluir que ser Psicólogo Organizacional é observar os fenômenos que acontece na organização e traduzir o indizível de forma que haja uma melhor interação entre os departamentos e entre os relacionamentos interpessoais. É apreciar o ser existente em sua totalidade e singularidade, cuidando e zelando pelo seu bem-estar e integridade na organização.

Por:

Keila Magalhães  é  especialista  em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela faculdade de Guanambi

fonte: Jornal Tribuna da Região impresso.

Ubaitaba.com – Sempre Atualizado

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika