Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

Cilic vence japonês e fatura seu 1º Grand Slam

Publicado

em

Marin Cilic (16º) é o grande campeão do Aberto dos Estados Unidos. Em sua 28ª participação em um Grand Slam, o croata finalmente conquistou pela primeira vez o troféu.

Foto: AFP)

Foto: AFP)

Na tarde desta segunda-feira (8), ele derrotou o japonês Kei Nishikori (11º), por 3 sets a 0, com triplo 6/3. Desde Wimbledon, em 2001, um tenista da Croácia não faturava um torneio deste porte. Naquele ano, o vencedor foi Goran Ivanisevic, hoje técnico de Cilic. Na decisão, o campeão superou uma desvantagem de 5 a 2 no histórico de confrontos contra Nishikori. Aos 25 anos, Cilic alcançou o seu 12º título na carreira. O curioso é que os outros 11 foram em ATPs 250, competições de pouca expressão.

No Aberto dos EUA deste ano, o croata eliminou dois dos seis principais cabeças de chave, entre eles o suíço Roger Federer na semifinal. Cilic chega ao título de um Grand Slam um ano depois de ter sido flagrado em exame antidoping. Mas a pena foi revista e ele cumpriu apenas quatro meses. Desde o Aberto da Austrália de 2005, Novak Djokovic ou Roger Federer ou Rafael Nadal não ficavam de fora da decisão de um Grand Slam. Naquela competição, a decisão foi disputada entre o russo Marat Safin e o australiano Lleyton Hewitt.

Esta também foi a primeira vez desde a final do Aberto dos EUA de 1997 em que dois tenistas que nunca tinham alcançado a final brigaram pelo título. Naquele ano, também tinha sido a última vez que o troféu terminara nas mãos de um tenista fora do top 10: o australiano Patrick Rafter era 14º do ranking. Essa foi a terceira vez na era profissional, iniciada em 1968, que oito tenistas diferentes, somando homens e mulheres, faturaram os Grand Slams no mesmo ano. Stan Wawrinka, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Marin Cilic, Na Li Maria Sharapova Petra Kvitova (Wimbledon) e Serena Williams se sagraram campeões em 2014. (Correio da Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika