Conecte-se conosco

News

Anvisa convoca 11 governadores para discutir entraves na liberação da Sputnik V

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou governadores dos 11 estados interessados em importar a vacina russa Sputnik V para discutir as dificuldades que o órgão regulador está enfrentando para autorização para o uso emergencial do imunizante no Brasil.

Além da Bahia, que acertou a compra de 9,7 milhões de doses da vacina, governadores do Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Pará, Sergipe e Rondônia foram convocados. O Consórcio do Nordeste tem liderado as negociações com o Fundo Soberano Russo para a aquisição do imunizante desde o ano passado, mas outros estados também têm usado o canal para negociar a compra de doses.

A ideia inicial é que as vacinas sejam incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e distribuídas pelo Ministério da Saúde. De acordo com as negociações, o Brasil teria garantido ao menos 37 milhões de doses da Sputnik V, mas a vacina depende da autorização de uso emergencial. O pedido foi feito pelo laboratório União Química, que ficará a cargo da produção nacional do imunizante.

Apesar disso, as primeiras doses do imunizante russo serão importadas, e por isso os governadores protocolaram um pedido de importação junto à Anvisa na semana passada. A ideia da reunião é tentar acelerar a aprovação do uso emergencial.

Notícias da Semana

Copyright © 2020 Ubaitaba.com.