Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução sobre armas sírias

Publicado

em

Texto estabelece condições para regime Assad destruir armas químicas.
Chefe da ONU prevê conferência de paz para a região para novembro.

Chefe da ONU prevê conferência de paz para a região para novembro.

Chefe da ONU prevê conferência de paz para a região para novembro.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na noite desta sexta-feira (27) a resolução que obriga o governo da Síria a entregar seu arsenal químico. O texto foi aprovado por unanimidade pelos 15 integrantes do conselho.

Essa é a primeira resolução adotada pelo  órgão da ONU sobre a Síria desde o início da guerra civil naquele país, no início de 2011, após os vetos de Rússia e China a três projetos anteriores.

A aprovação ocorreu logo após o comitê executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) ter aprovado o plano sírio para entrega de armas.

A resolução, aprovada após ampla negociação entre Rússia e EUA, exige a erradicação do arsenal, mas não especifica ações punitivas caso o regime do contestado presidente sírio Bashar al-Assad não a cumpra.

Sua aprovação encerra semanas de tensa negociação entre russos -aliados de Assad- e americanos.

A comunidade internacional pressiona o governo sírio a se desfazer de suas armas químicas após um ataque, em 21 de agosto, ter provocado centenas mortes na periferia de Damasco.

Os EUA acusam o regime do presidente Assad pelo ataque, em que teria sido usado gás sarin e que teria provocado pelo menos 1.429 mortes de civis.

O governo sírio nega a autoria do ataque e o credita a “terroristas” que combatem o regime, em meio a uma guerra civil que já dura 30 meses, provocou mais de 110 mil mortos, deixou 2 milhões de refugiados e provoca uma crise humanitária e política regional.

A proposta de erradicação do arsenal, feita inicialmente pela Rússia, impediu ou pelo menos adiou um ataque militar dos EUA à Síria.

O governo do presidente americano Barack Obama afirma que o regime sírio só aceitou entregar as armas por conta da “pressão” militar e diz que a possibilidade de uma intervenção ainda não está descartada.

O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Conselho de Segurança estará pronto a tomar “medidas punitivas” se a resolução for violada.

Conferência de paz
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse, logo após a aprovação do projeto de resolução, que prevê que uma nova conferência de paz para a Síria seja realizada em meados de novembro.

O mediador da ONU na Síria, Lakhdar Brahimi, deve informar sobre os preparativos desta conferência até meados de outubro, segundo diplomatas.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika