Conecte-se conosco

AGENDA & EVENTOS

Erudito e popular estão juntos na 3ª edição do Festival de Música em Trancoso

Publicado

em

A partir deste sábado (15), a cidade no interior baiano será palco de apresentações de peças clássicas, câmara, bossa nova, jazz, ópera, opereta e valsa.RTEmagicC_trancoso_5_txdam195215_d7c6ba.jpg

Durante oito dias, de 15 a 22 deste mês, Trancoso será palco da união entre as músicas erudita e popular. Com um teatro construído especialmente para o evento e a presença de músicos e solistas de várias partes do mundo, a cidade recebe a terceira edição do ‘Festival de Música em Trancoso’, um projeto cultural pensado para ser o fator de desenvolvimento sustentável da região, que vem transformando realidade cultural no interior baiano.  A ideia nasceu do sonho conjunto de quatro pessoas: Sabine Lovatelli – presidente do Mozarteum Brasileiro; Carlos Eduardo Bittencourt – conhecido como “Calé”, é residente em Trancoso há 30 anos; Reinold Geizer – empresário, proprietário da marca L´Occitane e François Valentiny – arquiteto que projetou anfiteatro do MeT. Pelo impacto sociocultural e pela relevância artística, pode-se afirmar que hoje o festival conquistou para Trancoso a mesma importância e status de acontecimentos como a Feira Literária Internacaional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo Baiano. São oito dias com apresentações gratuitas e abertas à comunidade.

Este ano, a programação contará com nomes como a soprano Lucia Aliberti, mezzosoprano Josy Santos, que é bolsista do Mozarteum Brasileiro e se apresentará pela primeira vez no evento, além do cantor Ivan Lins, que será acompanhado pelo pianista César Camargo Mariano, que marcou presença nos anos anteriores e coordenará a noite dedicada à Bossa Nova. Entre os nomes internacionais, destacam-se: Rüdiger Liebermann (violino), Lorenz Nasturica (violin), Wilfried Strehle (viola0, Franz Bartolomey (violoncelo), Mattehew McDonald (baixo), Benoît Fromanger (flauta), Bence Bogányi (fagote), Andrea Ottensamer (clarinete).

O programa contempla noites de música clássica com execução de peças de compositores como Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Liszt, Johann Strauss e muitos outros, pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com regência do maestro Claudio Cruz. Também haverá uma noite dedica à Bossa Nova com coordenação do pianista César Camargo Mariano, que receberá convidados especiais, e uma noite de Jazz.

A quarta-feira será dedicada à Música de Câmara, quando alunos avançados de música, que participaram das masterclasses ministradas pelos solistas internacionais e integrantes da Neogibá (Orquestra Juvenil da Bahia), irão se apresentar com eles. Os interessados podem fazer a inscrição no site do evento. Serão aulas de canto, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote, trompa e piano, que acontecerão na sala do anexo do teatro. Esses encontros representam oportunidades únicas para os músicos brasileiros e há duas maneiras de participar das masterclasses: ativa, como integrante das oficinas técnicas, e como ouvintes. (Ibahia)

Copyright © 2024 - Comunika