Conecte-se conosco

AGENDA & EVENTOS

Fiéis participam de procissão e missa em homenagem a Irmã Dulce

Publicado

em

Centenas de fiéis participaram neste domingo (25) da missa que abre as comemorações do centenário da beata baiana Irmã Dulce – ela completaria 100 anos nesta segunda-feira (26).

Imagem da beata é carregada durante procissão (Foto: Betto Jr)

Imagem da beata é carregada durante procissão (Foto: Betto Jr)

Os fiéis desceram a Colina Sagrada, na Igreja do Bonfim, seguindo em procissão para uma missa campal no Largo de Roma, na Cidade Baixa. A missa foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Os atores Marcos Frota e Bianca Comparatto – ela viverá a fase jovem de Irmã Dulce no filme “O Anjo Bom da Bahia”, que deve estrear no final do ano – estiveram presentes. O governador Jaques Wagner, acompanhado pela primeira-dama Fátima Mendonça, também compareceram à missa.

Dom Murilo falou da batalha de Irmã Dulce. “Ela era uma mulher frágil, não tinha dinheiro, não tinha muita cultura, mas reuniu em torno de si uma multidão, deixando uma obra que é uma responsabilidade para nós dar continuidade. Se ela for canonizada, será uma graça não só para a Bahia ou para o Brasil, mas para o mundo”, acredita.

Presente, o governador Wagner falou da importância de Irmã Dulce. “É um dia ímpar, porque o exemplo dela é ímpar e deve inspirar todos nós pelo espírito de solidariedade e de abraço aos mais necessitados”, afirmou, acrescentando que espera que ela seja beatificada. Ele destacou ainda que o governo estadual, nos últimos 7 anos, investiu cerca de R$ 30 milhões em apoios às Organizações Socais Irmã Dulce (Osid). Além disso, a partir de junho deste ano a instituição irá receber  da Embasa, com intermediação do Estado, isenção estimada em R$ 3,5 milhões em serviços de esgotamento sanitário por um período de 5 anos.

Irmã Dulce nasceu como Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes em Salvador no dia 26 de maio de 1914. Ela morreu em 13 de março de 1992, quando tinha 77 anos.

Ela foi beatificada em dezembro de 2010 pelo papa Bento XVI por conta da oficialização de um milagre. Em 22 de maio de 2011, houve a cerimônia de beatificação, quando ela recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A data oficial para celebração de Irmã Dulce é 13 de agosto. (Correio da Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika