Home 10 BRASIL & MUNDO 10 Juiz pede transferência do Cacique Babau para a Bahia
Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.

Juiz pede transferência do Cacique Babau para a Bahia

O juiz Maurício Álvares Barra, da comarca de Una, no sul da Bahia, solicitou a transferência do Rosivaldo Ferreira Silva, mais conhecido como ‘cacique Babau’, para o presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.
Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.

Suspeito de participar do assassinato do agricultor Juraci Santana, 44 anos, Babau se entregou à Polícia Federal, em Brasília, na quinta-feira (24). Ele permanece sob custódia, em uma cela separada, até a transferência, que deve ocorrer apenas na próxima semana. O juiz informou que a transferência para o presídio na Bahia tem como objetivo “possibilitar a instrução do inquérito policial”. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os advogados de Babau já ingressaram com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

Babau se entregou à polícia após participar de audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A prisão temporária do cacique foi decretada pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Una em 20 de fevereiro. Ele negou participação no crime. “Está havendo uma ação orquestrada contra a nação indígena.

Vou me entregar [à PF] oficialmente aqui [em Brasília] e vamos ver o que vão fazer comigo. Não estou foragido. Vou me entregar para resolver o mal-entendido”, disse o cacique à Agência Brasil, antes de ir à sede da PF. Babau é um dos líderes da tribo Tupinambá de Olivença, que vive na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. Segundo o secretário executivo do CIMI, Cleber Buzatto, a decisão de se apresentar à PF em Brasília e não à Justiça da Bahia se deve ao temor de que o cacique sofresse um atentado. (Giro em Ipiaú)

Check Also

Obras do Centro de Canoagem de Itacaré seguem em ritmo acelerado

As obras de construção Centro de Canoagem de Itacaré de Itacaré seguem em ritmo acelerado …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: