Home 10 BRASIL & MUNDO 10 Juiz pede transferência do Cacique Babau para a Bahia
Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.

Juiz pede transferência do Cacique Babau para a Bahia

O juiz Maurício Álvares Barra, da comarca de Una, no sul da Bahia, solicitou a transferência do Rosivaldo Ferreira Silva, mais conhecido como ‘cacique Babau’, para o presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.
Acusado de matar um agricultor em Una, Babau se entregou a PF em Brasília.

Suspeito de participar do assassinato do agricultor Juraci Santana, 44 anos, Babau se entregou à Polícia Federal, em Brasília, na quinta-feira (24). Ele permanece sob custódia, em uma cela separada, até a transferência, que deve ocorrer apenas na próxima semana. O juiz informou que a transferência para o presídio na Bahia tem como objetivo “possibilitar a instrução do inquérito policial”. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os advogados de Babau já ingressaram com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

Babau se entregou à polícia após participar de audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A prisão temporária do cacique foi decretada pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Una em 20 de fevereiro. Ele negou participação no crime. “Está havendo uma ação orquestrada contra a nação indígena.

Vou me entregar [à PF] oficialmente aqui [em Brasília] e vamos ver o que vão fazer comigo. Não estou foragido. Vou me entregar para resolver o mal-entendido”, disse o cacique à Agência Brasil, antes de ir à sede da PF. Babau é um dos líderes da tribo Tupinambá de Olivença, que vive na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. Segundo o secretário executivo do CIMI, Cleber Buzatto, a decisão de se apresentar à PF em Brasília e não à Justiça da Bahia se deve ao temor de que o cacique sofresse um atentado. (Giro em Ipiaú)

Check Also

Ubaitaba: Alunos da Escola Estação Criança realizam IV Mostra de Artes neste sábado 18.

A IV Mostra de Artes da Escola Estação Criança acontecerá neste sábado 18, ás 15hs …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: