Na última semana a operação de cacau cotada em bolsa está numa tendência de alta, motivadas em grande parte por fundos especulativos.
Na última sexta-feira, 22, apesar das bolsas de cacau operar em movimento fraco, e oscilarem de forma indecisa para cima e para baixo o dia terminou acima da média dos últimos dias.
Outro fator que tem motivado as constantes altas, segundo especialistas, é o aumento no consumo de chocolate com alto teor de cacau, uma vez que diversas pesquisas apontam o alimento como benéfico para a saúde. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), houve um crescimento de 5,4%, tanto para produção quanto para consumo de chocolate, no último ano.
A produção passou de 181,2 mil para R$ 190,9 mil toneladas, enquanto o consumo aparente saltou de 171,6 mil para 180,8 mil toneladas. Se o preço está bom, a estimativa de produção não agrada aos produtores, a atual safra 2013/2014 deverá ter uma queda de 17% em relação a anterior, produzindo apenas 150 mil toneladas de amêndoas.
E o sul da Bahia é a região que mais tem sofrido com a baixa produtividade do fruto, em virtude da falta de autorização para manejo da cabruca (tradicional sistema de cultivo de cacau, que mantém os cacaueiros sobre o dossel da Mata-Atlântica), que, por tem excesso de sombreamento favorece a incidência de fungos e pragas. (Verdinho/Itabuna)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login