AÇÃO POLICIAL
Ossada de desaparecido político da ditadura é identificada quase 50 anos após morte
As ossadas do paulista Dimas Antônio Casemiro foram identificadas neste mês, quase 50 anos depois de ele ter sido torturado e morto pela ditadura militar em 1971. A identificação foi feita por um laboratório na Bósnia, para onde os restos mortais tinham sido enviados em setembro do ano passado.
Em setembro de 1990, foi descoberta a vala clandestina de Perus, no cemitério Dom Bosco, na Zona Norte de São Paulo. Lá, Dimas havia sido enterrado como indigente. As ossadas foram enviadas à Bósnia pelo Grupo de Trabalho Perus (GTP-Perus), que assumiu as análises em 2014 e busca identificar 41 desaparecidos políticos.
Apenas três pessoas tinham sido identificadas desde a descoberta da vala clandestina – duas delas logo depois do achado, em 1991. Um dos identificados foi o irmão de Dimas, Dênis Casemiro, também torturado e morto pela ditadura militar em 1971.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/J/M/pPr9RbSzKBEVYkFvl3Og/dimas.png)
Dimas Antônio Casemiro é de Votuporanga, no interior de São Paulo (Foto: Reprodução/ Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos)
Segundo o coordenador científico da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Samuel Ferreira, a identificação genética foi confirmada pelas análises antropológicas, odontológicas e informações ‘ante-mortem” (antes da morte) de Dimas, relativas à altura, idade, dentição e trauma por ação de projétil de arma de fogo.
“Assim, conseguimos um resultado de uma identificação extremamente complexa pelas características do material ósseo e dentário e o contexto histórico em que os remanescentes ósseos se encontravam, após 47 anos de espera pelos familiares”, disse o perito médico-legista e geneticista forense, que também é diretor do Instituto de Pesquisa de DNA Forense da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/Q/c/ytcmC6SxO0go8es0akow/ossadas002.193301.jpg)
Foto de setembro de 1990 mostra funcionário colocando em sacos plásticos cerca de 1.500 ossadas encontradas em uma vala do cemitério Dom Bosco em Perus, Zona Norte da capital. (Foto: Itamar Miranda/Estadão Conteúdo/Arquivo)
Militante morto aos 25 anos
Dimas era militante do grupo VAR-Palmares e foi também dirigente do Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT). Ele foi morto aos 25 anos de idade depois de dias preso e apresentando sinais de tortura. Dimas era casado com Maria Helena Zanini, com quem teve o filho Fabiano César.
Seu irmão, Dênis Casemiro, foi sequestrado e morto pela ditadura quando tinha 28 anos. Os irmãos Casemiro eram de Votuporanga, no interior de São Paulo. Segundo um documento da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos, do governo federal, antes da militância, Dimas foi corretor de seguros, vendedor de carros e tipógrafo.
Documentos dos órgãos de segurança acusam Dimas de ter participado de operações armadas, inclusive a que matou o industrial Henning Albert Boilesen, presidente da Ultragás, em 1971, em São Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/u/q/U4XPETTV2KHQSewgQCag/xeho6087.jpg)
Fotos de desaparecidos políticos estão no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF), da Unifesp, onde ossadas foram limpas e amostras foram selecionadas (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

-
News4 dias atrás
Delegacia de Ituberá é invadida e tem armas levadas por bandidos; Delegada Titular pede socorro e fala da falta de estrutura na unidade
-
News6 dias atrás
Primeira noite do Festival Gastronômico começa com tudo
-
BRASIL & MUNDO3 dias atrás
Maior contrabandista de armas da América do Sul: conheça Diego Dirísio, alvo da PF, suspeito de armar facções brasileiras
-
News3 dias atrás
Sandro Régis apresenta emenda que estende isenção de IPVA para taxistas e motoristas de aplicativo
-
News4 dias atrás
Chega ao fim décima edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré – ESSÊNCIAS
-
BRASIL & MUNDO13 horas atrás
Jovem cai de moto aquática após manobra radical e morre afogado em lagoa no Ceará
-
News15 horas atrás
NOITE DE TERROR: Identificados os três jovens mortos a tiros em Ubaitaba
-
News16 horas atrás
NOITE DE TERROR: Três jovens foram mortos a tiros na noite desta quarta-feira em Ubaitaba
Você precisa estar logado para postar um comentário Login