Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

Brasil aposta em modalidades desconhecidas para subir no quadro de medalhas no Rio

Publicado

em

SÃO PAULO (Reuters) – Modalidades pouco tradicionais no país, como canoagem, handebol, polo aquático e tiro esportivo, tornaram-se fundamentais para o Brasil alcançar o objetivo de ficar entre os 10 países com maior número de medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 isaquias
O país tradicionalmente conquista medalhas olímpicas em cerca de oito modalidades, mas precisa aumentar o leque para 13 para terminar no top 10 da Olimpíada no número total de medalhas, segundo meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB), embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) monte o quadro de medalhas a partir da quantidade de ouros.
“Podemos dizer que hoje o COB trabalha com cerca de 17 modalidades potenciais de resultados em 2016, para chegarmos em 2016 ‘medalhando’ em cerca de 13”, disse à Reuters o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, em entrevista por e-mail.
O COB prefere não citar quais as novas modalidades e atletas que podem figurar entre os medalhistas, mas, de acordo com os resultados dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês passado, algumas delas ratificaram conquistas feitas nos últimos anos.
“Podemos destacar canoagem, handebol, polo aquático e tiro esportivo, entre outras, como modalidades que confirmaram o seu desenvolvimento nesse ciclo olímpico e chegam ao Rio em condição de uma excelente performance”, afirmou Freire.
Com duas medalhas de ouro e uma de prata no Pan, o canoísta Isaquias Queiroz, de 21 anos, que já foi campeão mundial, é um dos exemplos de atletas que aparece como candidato a medalha em 2016.
O handebol, embora bastante difundido nas escolas, apenas em 2013 ganhou seu título mais importante, o de campeão mundial entre as mulheres. Com alguns atletas naturalizados, o polo aquático masculino conseguiu em junho uma vitória histórica contra a campeã olímpica Croácia.
Mas, por mais que aposte em estreias no pódio, as modalidades classificadas pelo diretor do COB como “carros-chefe” continuam sendo o judô e o vôlei, incluindo o vôlei de praia. Em Londres-2012, o Brasil conquistou 17 medalhas em oito esportes (judô e vôlei ganharam quatro cada um), ficando com a 15ª posição por número total de medalhas e a 22ª no quadro oficial. *Veja
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika