Home 10 Itacaré 10 SAMU começa a funcionar a partir de hoje em Taboquinhas

SAMU começa a funcionar a partir de hoje em Taboquinhas

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, instala Base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Taboquinhas.

13918416_629111963908424_157873610_o

O Samu que já funcionou em Taboquinhas, passou por problemas mecânicos, mas está de volta e dispõe de equipes de plantão para atender a comunidade.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar – residências, locais de trabalho e vias públicas a partir de uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

O Samu é uma grande conquista para a população de Taboquinhas. A comunidade contará com os serviços da ambulância 4×4 para áreas de difícil acesso, atendendo toda a zona rural do distrito. O SAMU 192 em Taboquinhas, foi mais uma conquista para a comunidade, garantido pela Prefeitura de Itacaré.

Para que o SAMU seja acionado, o cidadão deverá ligar 192 e entrar em contato em caso de emergências. Caberá a central de Regulação do Samu, que fica em Ilhéus, encaminhar uma ambulância com técnico de enfermagem e condutor para o atendimento do paciente ou até mesmo orientar quem esteja ligando.

São considerados casos de urgência e emergência problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, afogamentos, queimaduras graves, surtos psiquiátricos, acidentes, gestantes em trabalho de parto e etc.

É importante lembrar que, ao discar o número 192, o cidadão está ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone para salvar uma vida. Ascom/Itacaré

13898353_629111953908425_966976708_o

Check Also

Programação do Novembro Negro em Ubaitaba começa hoje 17

Começa hoje ás 18hs o projeto Novembro Negro na Quadra de Faisqueira. Em uma iniciativa …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: