Conecte-se conosco

SUL DA BAHIA

Semana da Consciência Negra em Itacaré será aberta hoje com diversas atividades

Publicado

em

A Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Educação e Turismo e Cultura, e em parceria com o Conselho Quilombola e Conselho Municipal de Políticas Culturais, está realizando a Semana da Consciência Negra, com
diversas ações e reflexões sobre os direitos e as desigualdades raciais e sociais.  O evento conta com palestras, debates, oficinas, aulões, desfiles da beleza negra e manifestações culturais.

De acordo com a programação, as atividades começam nesta quinta-feira, às 16 horas, na praça São Miguel, com a palestra com o coordenador do Fórum de Educação Quilombola no Sul da Bahia, Cláudio Soledade. Logo depois será a vez da palestra com Geomara Moreno e apresentação do material didático produzido no Quilombo do Fojo. Às 18 horas acontecerá a palestra com Delsuc Gomes, falando das vivências, e apresentação de um vídeo documentário contando a história das comunidades de Itacaré. E logo depois será a vez da apresentação cultural com o Rancho do Bicho Caçador.


As atividades da Semana da Consciência Negra de Itacaré continuam na sexta-feira, também na praça São Miguel, às 17 horas, com a palestra com o Mestre Ninja e a professora Pimenta, seguindo com a Roda Aberta com Bate Papo com o Mestre Dudu, que vai falar dos fundamentos da capoeira regional, com cantos, toques e o que surgir. Às 21h30min acontece a oficina de samba de roda, com o contra mestre Gué.

No sábado, dia 20, as atividades começam logo cedo no quilombo urbano Porto de Trás, com uma grande programação durante todo o dia. Já na Praça São Miguel acontecerá, às 14 horas, aulões de capoeira com o Mestre Railson, seguindo às 15h30min com a oficina de capoeira com o Mestre Duda e às 17 horas acontecerá um grande rodão de capoeira.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância de realizar esses eventos, trazendo discussões, debates e reflexões sobre uma questão tão importante que é a consciência negra. De acordo com ele, as apresentações artísticas servem para mostrar a importância cultural da nossa gente e os debates têm uma função de despertar o senso crítico, trazer assuntos pertinentes e fortalecer a luta pela igualdade racial e social.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. A data foi instituída durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika