AGENDA & EVENTOS
Dia de Yemanjá foi celebrado em Taboquinhas

O Dia de Yemanjá é festejado em 2 de fevereiro, celebrado como festa religiosa em diversos estados brasileiros. A homenagem é feita à Rainha do Mar, título dado a Yemanjá pelas religiões afro-brasileiras, como o Candomblé.
A Comunidade de Taboquinhas comemoraram nessa terça-feira (02) o dia de Yemanjá, nas ruas do pequeno distrito de Itacaré.
Origem da Festa Mesmo diretamente ligada ao Candomblé e à Umbanda, a Festa de Iemanjá atrai devotos de outras religiões, que depositam oferendas em troca de pedidos ou agradecimentos. Na mitologia iorubá, a orixá é a rainha das águas, por isso é bastante cultuada entre pescadores e marinheiros. Os fiéis também a consideram a deusa do amor e da fertilidade.
Iemanjá é uma deusa abrasileirada, resultado da mistura de Kianda angolense (deusa do mar) e Iemanjá (deusa dos rios). Os seios fartos remetem à origem africana, o corpo de peixe vem das sereias européias e os cabelos longos e negros da origem indígena, a Iara dos tupis. Seu nome deriva da expressão Yèyé omo ejá, que significa mãe cujos filhos são peixes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login