Home 10 SUL DA BAHIA 10 Prefeitura de Itacaré reativa serviço do SAMU em Taboquinhas

Prefeitura de Itacaré reativa serviço do SAMU em Taboquinhas

A Prefeitura de Itacaré reativou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Taboquinhas com a ambulância 4X4 que passou por revisão nos últimos meses. Vale salientar que o SAMU foi uma conquista da gestão passada para o município, sendo duas viaturas, uma para a sede e uma para o distrito e a zona rural. Visando agilidade em ocorrências de urgência e emergência a Secretaria Municipal de Saúde enviou a ambulância para o Hospital Gabriel Mota Barros na semana passada, onde funciona o posto provisório do SAMU 24h.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar – residências, locais de trabalho e vias públicas a partir de uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. São considerados casos de urgência e emergência problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, afogamentos, queimaduras graves, surtos psiquiátricos, acidentes, gestantes em trabalho de parto e etc.

É importante lembrar que, ao discar o número 192, o cidadão está ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone para salvar uma vida. (Itacaré Informa)

Check Also

Programação do Novembro Negro em Ubaitaba começa hoje 17

Começa hoje ás 18hs o projeto Novembro Negro na Quadra de Faisqueira. Em uma iniciativa …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: