Home 10 SUL DA BAHIA 10 Prefeitura de Itacaré reativa serviço do SAMU em Taboquinhas

Prefeitura de Itacaré reativa serviço do SAMU em Taboquinhas

A Prefeitura de Itacaré reativou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Taboquinhas com a ambulância 4X4 que passou por revisão nos últimos meses. Vale salientar que o SAMU foi uma conquista da gestão passada para o município, sendo duas viaturas, uma para a sede e uma para o distrito e a zona rural. Visando agilidade em ocorrências de urgência e emergência a Secretaria Municipal de Saúde enviou a ambulância para o Hospital Gabriel Mota Barros na semana passada, onde funciona o posto provisório do SAMU 24h.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar – residências, locais de trabalho e vias públicas a partir de uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. São considerados casos de urgência e emergência problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, afogamentos, queimaduras graves, surtos psiquiátricos, acidentes, gestantes em trabalho de parto e etc.

É importante lembrar que, ao discar o número 192, o cidadão está ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone para salvar uma vida. (Itacaré Informa)

Check Also

Grupo Revelação, Edson Gomes, Lordão e Guig Ghetto estão entre as atrações principais do Carnaval 2018 de Itacaré

Pela primeira vez na história o município tem a programação do evento divulgada antecipadamente, pois …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: