BRASIL & MUNDO
Quem é o homem das caretas no discurso de Bolsonaro?
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais foi muito aguardado e breve. E um personagem acabou levando tanta fama quanto o próprio presidente durante a fala.
Ao fundo, enquanto Bolsonaro falava por cerca de 2 minutos, um homem se contorcia e fazia várias caretas. As cenas não passaram despercebidas e se espalharam pelas redes sociais.
O homem é próximo a Bolsonaro, que já declarou até que ele merecia ser ministro. Flávio Augusto Viana Rocha, cearense de 59 anos, é almirante de esquadra da Marinha e Secretário Especial de Assuntos Estratégicos desde fevereiro de 2020.
Conheceu Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados quando, entre 2002 e 2006, atuava como assessor parlamentar da Marinha no Congresso.
De forma interina, assumiu o comando da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) após a exoneração de Fábio Wajngarten em março de 2021. Também auxiliou Nelson Teich quando assumiu o Ministério da Saúde no lugar de Luiz Henrique Mandetta.
Fluente em seis idiomas, Flávio Rocha se tornou uma espécie de “resolvedor de problemas” de Bolsonaro, segundo O Estado de S. Paulo. Ele ajudava no contato com líderes estrangeiros e também na articulação com outros poderes. Organizou um jantar entre Bolsonaro e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, que deixava a presidência da Corte no feriado de 7 de setembro de 2020, marcado por atos antidemocráticos com participação do presidente.
BNews