Conecte-se conosco

News

Vasco e São Paulo fazem jogo de atrações e duelos em São Januário

Publicado

em

Dois times brigam por vaga na Libertadores, estão invictos há cinco partidas e têm dois dos jogadores com maior número de assistências no Brasileirão

Vasco e São Paulo fazem jogo de atrações e duelos em São Januário

Partida que envolve dois times que lutam diretamente pela classificação para a Taça Libertadores da América de 2013, Vasco e São Paulo apresentarão em São Januário, nesta quarta-feira, a partir das 22h (de Brasília), uma série de razões para atrair as atenções não só de seus torcedores, mas de todos aqueles que gostam de futebol. O jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro também põe frente à frente duas equipes que estão há cinco jogos sem perder.

Na briga pelo G-4, a vantagem por enquanto é dos cruz-maltinos, que estão na quarta colocação, com 50 pontos, uma posição e quatro pontos à frente dos são-paulinos. Outro bom motivo para assistir ao jogo é que dois dos maiores passadores para jogadas de gol estarão campo em lados opostos: Juninho Pernambucano, pelo Vasco, e Jadson, pelo São Paulo, com oito assistências cada um. Eles só perdem para Ronaldinho Gaúcho, que passou a ter nove, após a brilhante apresentação na goleda do Atlético-MG sobre o Figueirense, por 6 a 0, no último sábado.

Uma curiosidade na tabela nesta batalha que reserva uma pequena chance de título é que a equipe do Rio de Janeiro acaba de somar seis pontos contra os dois últimos colocados no Brasileirão, Figueirense (3 a 1) e Atlético-GO (1 a 0), que se enfrentam também nesta quarta e são justamente os próximos adversários do Tricolor paulista na competição – o time catarinense no próximo domingo, e o goiano, no dia 18, ambos no Morumbi.

A expectativa na Colina é grande. Embalado após a chegada de Marcelo Oliveira, o time está próximo de seus melhores momentos na competição. E entende que este é o maior teste de fogo dos últimos tempos. Ainda agarrado a um fio de esperança de ser campeão brasileiro, o Vasco sabe que não pode perder pontos e, se mantiver sua caça aos líderes, automaticamente vai aumentar muito a chance da vaga na Libertadores de 2013.

No São Paulo, o discurso é que a partida desta quarta-feira pode definir o que será prioridade daqui para frente. Em caso de empate ou vitória, o time mantém a caça ao Vasco e ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Se o time carioca vencer, abrirá sete pontos de vantagem, o que poderá fazer com que o foco passe a ser a Copa Sul-Americana, competição na qual o time paulista decide sua vaga às quartas de final no dia 24, contra a LDU de Loja, no Morumbi. Sem contar com Lucas, na seleção brasileira, Ney Franco aposta suas fichas em Luis Fabiano, que já fez 13 gols no torneio e está atrás apenas de Bruno Mineiro (Portuguesa) e Fred (Fluminense) na briga pela artilharia.

 

header números e curiosidades

* O primeiro confronto entre Vasco e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro foi realizado no dia 18/9/1971, quando as duas equipes empataram em 0 a 0, no Maracanã. Computando todas as competições, as duas equipes já se enfrentaram 94 vezes, com 33 vitórias do time carioca, 30 empates e 31 vitórias do paulista. Nos gols marcados, vantagem do São Paulo, com 143 gols, contra 130 do Vasco.

* O São Paulo não derrota o Vasco desde o segundo turno do Brasileirão de 2008, quando venceu por 2 a 1, em São Januário (23/11/2008), gols de Jorge Wagner e Hugo, descontando Madson para o Vasco. Nas últimas cinco partidas entre as duas equipes, houve duas vitórias vascaínas e três empates. Porém, no Rio de Janeiro o Vasco não derrota o São Paulo desde o primeiro turno do Brasileirão de 2005, quando venceu por 3 a 1, em São Januário (22/5/2005), gols de Alex Dias (dois) e Coutinho, marcando Danilo para o Tricolor. Nas últimas cinco partidas entre as duas equipes no Rio, houve duas vitórias são-paulinas (2 a 0, em 2007, e 2 a 1, em 2008) e três empates, por 1 a 1, em 2006 e 2010, e 0 a 0, no ano passado.

* Vasco e São Paulo se enfrentam defendendo invencibilidades de cinco jogos cada. O Vasco não perde desde a 23ª rodada, quando foi goleado em casa pelo Bahia, por 4 a 0,resultado que causou a saída do técnico Cristóvão Borges. O time de São Januário depois somou 11 pontos, com três vitórias e dois empates, já sob o comando de Marcelo Oliveira. Já o São Paulo foi derrotado pela última vez pelo Atlético-MG, na 24ª rodada (0 a 1) e também venceu três jogos e empatou dois em suas últimas cinco partidas, sendo que uma delas foi pela Copa Sul-Americana, o empate em 1 a 1 a LDU de Loja, no Equador.

(Do G1)

Copyright © 2024 - Comunika