Conecte-se conosco

ENSAIOS E ENTRETENIMENTO

Jussara Silveira lança álbum em homenagem à cultura lusitana

Publicado

em

‘Água Lusa’ reúne 11 canções do poeta Tiago Torres da Silva e será lançado nos dias 12 e 13 de dezembro.RTEmagicC_Jussara_Silveira_txdam166278_d7c6ba.png

Nome conhecido da cena musical brasileira, a cantora Jussara Silveira se prepara para lançar seu novo álbum ‘Água Lusa’, oitavo da carreira, em que interpreta composições do poeta e letrista português Tiago Torres da Silva. Com produção direção musical e arranjos assinados por Pedro Jóia, o disco saiu pelo selo Dubas, e seu lançamento oficial em Salvador será nos dias 12 e 13 deste mês, às 20h30, no Café Teatro Rubi, no Sheraton da Bahia Hotel. Os ingressos custam R$ 130 e R$ 190.

Com sete discos lançados, entre eles um em homenagem a Dorival Caymmi, ‘Água Lusa’ é uma ode à cultura portuguesa tradicional, embora não deixe de ser contemporâneo. Marcado pelo fado, gênero musical lusitano, o repertório do disco é composto por 11 canções, todas elas compostas por Tiago Torres em parceria com outros artistas, e transita pelo fado clássico presente nas canções ‘Vou Num Rio’, faixa que abre o disco, ‘Na Companhia de Fadistas’, ‘Meu Amor Abre a Janela’ e ‘Sereia’.

Com acordes e tons vibrantes, os destaques do álbum são ‘Uma canção por Acaso’, também gravada por Ney Matogrosso e Mônica Salmaso; ‘Voltarei à Minha Terra’ e ‘Cantiga do Ladrão’, de Torres em parceria com o músico e compositor português Rão Kyao. Jussara presta ainda homenagem ao mar, tema recorrente em seus repertórios, nas canções ‘O Mar Fala de Ti e ‘O Nome do Mar’, em ambas acompanhada pelo pianista Filipe Raposo.

Além das canções presentes no disco, Jussara interpreta clássicos do fado como ‘Confesso’, de Frederico Valerio e José Galhardo, ‘Foi Deus’, de Alberto Janes, e ‘Nem às paredes confesso’, de Artur Ribeiro e Ferrer Trindade, além de ‘Terra estrangeira’, de José Miguel Wisnik e ‘Cumpriu-se o mar’, de Ronaldo Bastos e Antonio Chainho, músicas brasileiras que remetem a Portugal. Acompanham a cantora o violonista Luciano Bahia e Ricardo Marques, no bandolim.

Trajetória – Embora seja natural de Minas Gerais, o caminho musical de Jussara Silveira foi delineado em Vitória da Conquista, cidade do sertão da Bahia, local onde ouviu pela primeira vez importantes nomes da música brasileira, de Caetano Veloso a Chico Buarque. Premiada, Jussara coleciona, ao longo dos mais de 20 anos de carreira, importantes parcerias musicais, entre elas com o olonista Arthur Nestrovski e as cantoras Rita Ribeiro e Teresa Cristina. Em 1997, lançou seu primeiro álbum e o último, ‘Flor Bailarina – canções de Angola’, em 2012, no qual interpreta músicas de compositores angolanos. (Ibahia)

Copyright © 2024 - Comunika