Conecte-se conosco

ENSAIOS E ENTRETENIMENTO

Jussara Silveira lança álbum em homenagem à cultura lusitana

Publicado

em

‘Água Lusa’ reúne 11 canções do poeta Tiago Torres da Silva e será lançado nos dias 12 e 13 de dezembro.RTEmagicC_Jussara_Silveira_txdam166278_d7c6ba.png

Nome conhecido da cena musical brasileira, a cantora Jussara Silveira se prepara para lançar seu novo álbum ‘Água Lusa’, oitavo da carreira, em que interpreta composições do poeta e letrista português Tiago Torres da Silva. Com produção direção musical e arranjos assinados por Pedro Jóia, o disco saiu pelo selo Dubas, e seu lançamento oficial em Salvador será nos dias 12 e 13 deste mês, às 20h30, no Café Teatro Rubi, no Sheraton da Bahia Hotel. Os ingressos custam R$ 130 e R$ 190.

Com sete discos lançados, entre eles um em homenagem a Dorival Caymmi, ‘Água Lusa’ é uma ode à cultura portuguesa tradicional, embora não deixe de ser contemporâneo. Marcado pelo fado, gênero musical lusitano, o repertório do disco é composto por 11 canções, todas elas compostas por Tiago Torres em parceria com outros artistas, e transita pelo fado clássico presente nas canções ‘Vou Num Rio’, faixa que abre o disco, ‘Na Companhia de Fadistas’, ‘Meu Amor Abre a Janela’ e ‘Sereia’.

Com acordes e tons vibrantes, os destaques do álbum são ‘Uma canção por Acaso’, também gravada por Ney Matogrosso e Mônica Salmaso; ‘Voltarei à Minha Terra’ e ‘Cantiga do Ladrão’, de Torres em parceria com o músico e compositor português Rão Kyao. Jussara presta ainda homenagem ao mar, tema recorrente em seus repertórios, nas canções ‘O Mar Fala de Ti e ‘O Nome do Mar’, em ambas acompanhada pelo pianista Filipe Raposo.

Além das canções presentes no disco, Jussara interpreta clássicos do fado como ‘Confesso’, de Frederico Valerio e José Galhardo, ‘Foi Deus’, de Alberto Janes, e ‘Nem às paredes confesso’, de Artur Ribeiro e Ferrer Trindade, além de ‘Terra estrangeira’, de José Miguel Wisnik e ‘Cumpriu-se o mar’, de Ronaldo Bastos e Antonio Chainho, músicas brasileiras que remetem a Portugal. Acompanham a cantora o violonista Luciano Bahia e Ricardo Marques, no bandolim.

Trajetória – Embora seja natural de Minas Gerais, o caminho musical de Jussara Silveira foi delineado em Vitória da Conquista, cidade do sertão da Bahia, local onde ouviu pela primeira vez importantes nomes da música brasileira, de Caetano Veloso a Chico Buarque. Premiada, Jussara coleciona, ao longo dos mais de 20 anos de carreira, importantes parcerias musicais, entre elas com o olonista Arthur Nestrovski e as cantoras Rita Ribeiro e Teresa Cristina. Em 1997, lançou seu primeiro álbum e o último, ‘Flor Bailarina – canções de Angola’, em 2012, no qual interpreta músicas de compositores angolanos. (Ibahia)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika