Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

Brasil tem primeira deflação em 9 meses; alimentação e combustíveis puxam queda

Publicado

em

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou a primeira deflação em nove meses, desde setembro do ano passado, no auge do período eleitoral. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (11/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registrou deflação de 0,08% no mês passado. Foi a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando o índice teve deflação de 0,23%.

Deflação é a queda generalizada de preços de produtos e serviços, de forma contínua. Esta foi a primeira queda de preços na base mensal em 2023, segundo os dados do IBGE. Em setembro de 2022, o IPCA teve deflação de 0,29%, impulsionada por cortes de impostos às vésperas do primeiro turno das eleições no Brasil.

O resultado de junho confirma a desaceleração da inflação nos últimos meses. Em maio, o IPCA ficou em 0,23%. Em abril, em 0,61%. Em março, em 0,71%. Em fevereiro, em 0,84%. No acumulado de 12 meses até junho, a inflação oficial do país foi de 3,16%. Trata-se do menor nível da inflação anual desde outubro de 2020, informa o site Metrópole.

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika