Conecte-se conosco

News

Confira nesta quarta, os últimos capítulos da Novela Hospital de Ubaitaba.

Publicado

em

Deverá acontecer nesta quarta feira, o fechamento do acordo final e definição da nova presidência do Hospital de Ubaitaba, o São Vicente de Paula. Com essa reunião que está prevista para a próxima quarta feira, deverão se firmar as bases do acordo onde a empresa Quali Saúde assumirá  ou não definitivamente administração e responsabilidade pelo hospital de Ubaitaba pelos próximos 10 anos.

Desde que a empresa Quali Saúde assumiu, o Hospital de Ubaitaba voltou a funcionar. foto: Aleilton Oliveira/ Ubaitaba.com

Desde o dia 30 de outubro que a empresa Quali Saúde Administração e Consultoria Ltda e o Hospital São Vicente de Paulo fecharam uma parceria para revitalização total do Hospital (veja matéria). E de lá para cá o hospital voltou a funcionar com atendimento médico. Mas nos últimos dias, um novo impasse surgiu. A diretoria atual do Hospital, não queria passar a presidência para a empresa Quali Saúde, alegando que esta teria o direito sobre toda a movimentação financeira do hospital, mas que não seria correto a mesma empresa contratante ser a presidente do hospital, pois ao final dos 10 anos, findo o contrato seria ela mesma, contratante e contratada.

Ao que tudo indica, após a parceria de revitalização,  a diretoria do hospital atual pretende assumir novamente o hospital de Ubaitaba. E por isso não queria assinar a ata onde formaria a nova diretoria do hospital. Esse fato foi denunciado pela população na FM de Ubaitaba,e Nilton Sales,  um dos diretores da atual  se negou a assinar essa ata que passaria a presidência do hospital para a empresa Quali Saúde.

Mas nesta segunda (19) foi anunciado no programa de rádio local, o realidade atual, que o diretor Nilton Sales teria pedido afastamento da diretoria. Então este seria o último empecilho que a empresa Quali Saúde teria para assumir de uma vez por todas a direção total do hospital local.

Com isso, está marcado para próxima quarta feira a reunião final onde ficará definido o que de fato poderá acontecer com o hospital, pois a empresa Quali Saúde também informou que não deverá continuar mais na administração e na manutenção do acordo se após essa data não entrarem num acordo.

A população fica apreensiva sem saber se o hospital de Ubaitaba continuará ou não a funcionar com atendimento médico. Pois há pelo menos uns 04 meses o hospital local já não funcionava mais. Havia praticamente fechado as portas. E somente  a 15 dias voltou a funcionar após a Quali Saúde assumir.

Entenda o Caso

O hospital de Ubaitaba é funciona sob a tutela de uma Fundação a Sociedade Hospitalar São Vicente de Paula, e tem mais de 60 anos. Essa fundação foi criada por empresários e cacauicultores no século passado. E de lá para cá vem fazendo atendimentos ao SUS e chegou a ser um dos maiores hospitais da região nos anos 90. Com a descentralização da Saúde, com os FSF e o direcionamento de muitos atendimentos para a cidade de Itabuna, a Sociedade Hospitalar começou a perder muitas verbas, municipais e estaduais, além de indícios de desmandos na direção do hospital em gestões anteriores. Tudo isso foi fazendo com que o hospital de Ubaitaba fosse ficando cada vez mais sem recursos até fechar suas portas em meados desse ano.

Desde o ano passado que a população de Ubaitaba, representado pela sociedade civil organizada vem buscando soluções para dar continuidade ao funcionamento do hospital que durante todo esse tempo funcionou como uma sociedade aberta, que na prática, era uma sociedade de “cartas marcadas” onde as eleições sempre foram feitas de maneira duvidosa e os diretores de uma maneira geral foram ou são políticos locais. Chegou-se a cogitar, anos atrás a municipalização do hospital, mas isso não chegou a acontecer. Por questões políticas.

É importante que as bases do acordo entre a Quali Saúde e Hospital de Ubaitaba beneficie sobretudo a população pobre

Com isso, desde que fechou suas portas, este ano, a população de Ubaitaba vem sofrendo com a falta de atendimento médico local e em muitos casos tem sido socorridos no hospital da cidade vizinha, Aurelino Leal, ou em casos mais graves em Itabuna.

Desde o período eleitoral que o Dr. Nereu assumiu a presidência do hospital em lugar de Jorge Carneiro.  E nesse período a população passou a cobrar um posicionamento dos governantes em relação ao funcionamento e retorno do hospital. E uma empresa, a Qualy Saúde, que já trabalha com um sistema de comodato, grosso modo, arrendamento do hospital, demonstrou interesse em assumir e revitalizar o hospital de Ubaitaba.

Como funcionaria:

A Quali Saúde Administração e Consultoria Ltda. assinou um contrato com a Sociedade Hospitalar, onde ela assumiria todos os gastos, dívidas e encargos do hospital e poderia administrar totalmente os recursos do hospital em seu favor. Assim, poderia também ficar com o lucro já que seria a nova administradora.  Além do atendimento normal pelo SUS, a empresa também revitalizaria o hospital e também faria atendimento particular. Com isso, o acordo foi firmado, dia 30 de outubro. Mas um novo impasse surgiu, a presidência atual do hospital continuaria sob o comando da Sociedade Hospitalar de Ubaitaba.

Por sua vez, A diretoria atual, na pessoa de Nilton Sales, alega que ao passar a presidência do hospital, é como se eles entregasse de vez o hospital para a Quali Saúde. Já a empresa Quali Saúde diz, por sua vez, que se eles assumem o hospital e não tem a presidência, então não teriam garantias sobre o faturamento e movimentação bancária da conta, já que eles trabalhariam com uma procuração para movimentar a conta bancária.

Mas que a qualquer momento eles (a presidência do hospital) poderiam cancelar essa procuração. Eles (a Quali Saúde) querem o controle total das contas para poder administrar. Então, nesta quarta feira uma reunião definitiva (esperamos) deverá definir qual serão realmente as bases do acordo de Parceria entre Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo e Quali Saúde Administração e Consultoria Ltda.

Ao que tudo indica e segundo informações de funcionários do hospital, a empresa Quali Saúde deverá assumir o controle total do hospital já nesta quarta feira e tudo indica que a fundação Hospitalar, ou melhor, os diretores atuais aceitarão as exigências da empresa Quali Saúde para administrar o hospital de Ubaitaba, pelo menos, pelos próximos 10 anos.

Seria o último capítulo dessa novela?

Enfim, o que a população de Ubaitaba sabe é que hoje, a atual diretoria, diretores e a atual administração da Fundação Hospitalar de Ubaitaba não tem condições e nem competência para continuar administrando o hospital local e que alguém precisa tomar a direção do hospital para que ele funcione, pois afinal estamos lidando com vidas.

O hospital de Ubaitaba faz mais de 100 atendimentos por dia e é muito importante para Ubaitaba e região

Acreditamos que o mais importante de qualquer acordo é que ambas as partes saiam ganhando e neste caso, quem mais precisa ganhar é a população pobre que é a que mais utiliza o hospital,  no momento de maior necessidade não tem como se deslocar para Itabuna e com certeza, a falta de hospital em nossa cidade, além de ser um absurdo é um grave problema que poderá levar muita gente à morte, em casos mais graves.

Concordo que a justiça, a lei e os nossos advogados tem bases legais para garantir que um acordo como esse seja firmado onde as propostas de ambas empresas tenham como ser cumpridos sem grandes transtornos, bastando a sensatez dos diretores de ambas as empresas para garantir isso.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika