BRASIL & MUNDO
ONU pede que Vaticano entregue às autoridades envolvidos em abusos sexuais
Relatório faz duras críticas ao modo com Santa Sé lidou com pedofilia.
Comissão também quer que a Igreja entregue arquivos sobre abuso sexual.
A ONU pediu nesta quarta-feira (5) que o Vaticano “remova imediatamente” todos os clérigos que são responsáveis ou suspeitos de abuso de crianças e os entregue às autoridades civis, em um relatório sem precedentes sobre o tema da pedofilia na Igreja Católica.
O órgão da ONU que defende os direitos da infância disse que a Santa Sé também deve entregar seus arquivos sobre abuso sexual a dezenas de milhares de crianças para que os culpados, e os ligados ao crime, possam ser responsabilizados.
“O comitê está gravemente preocupado pelo fato de que a Santa Sé não realizou a extensão dos crimes cometidos, não tomou as medidas necessárias para lidar com casos de abuso sexual infantil e para proteger as crianças, e adotou políticas e práticas que levaram à continuidade dos abusos e à impunidade dos perpetradores”, diz o relatório.
O Comitê da ONU para os Direitos da Infância disse que a Igreja Católica ainda não tomou as medidas para evitar a repetição de casos como o escândalo das lavanderias da Irlanda, em que meninas foram colocadas arbitrariamente em condições de trabalho forçado.
O órgão pediu uma investigação interna do caso e de casos semelhantes, para que os responsáveis possam ser processados e para que uma “compensação total” possa ser paga às vítimas e às suas famílias. O Vaticano deve publicar um comunicado sobre o relatório ainda nesta quarta. (G1)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login