Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

Torcida brasileira no Rio vira debate na imprensa internacional

Publicado

em

Torcida brasileira no Rio vira debate na imprensa internacional

Se tem algo que vem chamando a atenção dos gringos nesta Olimpíada é o jeito brasileiro de torcer.

Torcida brasileira no Rio vira debate na imprensa internacional

Jogos do Rio tem torcida de futebol em todos os eventos.

Inspirado no futebol, ele tem deixado muitos atletas, turistas e jornalistas impressionados e nervosos.

O comportamento tem gerado uma série de polêmicas e discussões entre especialistas olímpicos. Recentemente, Mark Adams, diretor de comunicações do COI, mostrou não entender a lógica dos brasileiros na hora de vaiar.

“Eles conseguem vaiar atletas de vários países. É difícil entender porque eles vaiariam aquele atleta ou outro”.

Andy Miah, professor da Universidade de Salford, na Inglaterra, e especialista em Jogos Olímpicos, ficou com a mesma sensação que Adams. “Me surpreendeu o quão vocal eles são. A principio, eu pensei que fosse uma atitude antidesportiva ficar gritando e vaiando, mas então eu percebi que essa é a maneira como eles se envolvem com os jogos”.

“Não é maldoso. Eu estava na esgrima e vi eles gritarem bem alto contra um dos atletas que venceu. Isso faz parte do espetáculo que eles gostam de ver”, acrescentou. “Londres 2012 foi bem silencioso. Raramente teve alguém gritando, no máximo haviam aplausos”, concluiu.

Apesar das reclamações de vários atletas, David Hendy, professor de história, lembra que as vaias são uma “nobre tradição” olímpica e disse que o espetáculo é para o público mais do que para os competidores.

“A torcida sempre viu os jogos de uma forma dramática, uma luta entre heróis e vilões”, disse a BBC.

Intrigados com a reação que vem das arquibancadas, a BBC de Londres separou a motivação das vaias em seis categorias que vão de patriotismo dos brasileiros até a questões políticas.

Veja abaixo os motivos e o que significa cada um deles de acordo com o portal:

1 – Por diversão. “Torcedores brasileiros têm tendência a tomar partido – escolhendo um time, ou atleta, e vaiando seus oponentes. Mas eles podem trocar de lado facilmente”.

2 – Aos favoritos. “A torcida do Rio tem demonstrado claramente a preferência pelos azarões. Em uma partida de basquete, eles apoiaram a Croácia e vaiaram a favorita Espanha. Os espanhóis então sofreram uma impressionante derrota por 72 a 70”.

3 – Aos russos. “Russos têm encontrado reações hostis das torcidas no Rio, por conta da participação do país nos casos de doping, e pela decisão do COI de não bani-los dos Jogos”.

4 – Para a política. “Há vaias para o Presidente interino Michel Temer. Ele tomou o poder em maio depois da suspensão de sua antecessora, afastado com alegação de corrupção. As vaias aconteceram apesar de Temer ter se reservado a falar apenas uma frase na Cerimônia de Abertura”.

5 – Patriotas. “Torcedores brasileiros demonstraram rapidamente o suporte aos atletas criados no país vociferando contra seus oponentes. O time britânico do Rugby de 7 foi vaiado todo o tempo em que teve a bola na mão, quando jogaram contra o Brasil.

O tenista alemão Dustin Brown foi vaiado até quando caiu e torceu seu tornozelo contra Thomaz Bellucci, apesar de ter sido aplaudido quando levantou para ser levado ao hospital”.

6 – Aos árbitros. “Até os juízes estão na mira dos espectadores brasileiros. Como país sede, o Brasil ganhou automaticamente uma vaga na final do salto sincronizado masculino na plataforma de 10m, apesar de não possuir competidores a altura da competição. Inevitavelmente, os árbitros deram notas baixas às apresentações, recebendo sonoras vaias das arquibancadas”. (Band.com.br)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika