GIRO DE NOTÍCIAS II
Museu Casa Maria Bonita é arrombado e tem objetos roubados em Paulo Afonso
O Museu Casa Maria Bonita, situado no povoado de Malhadas do Caiçara, em Paulo Afonso, foi arrombado na noite da quarta-feira (20). O museu abriga objetos que pertenciam a Maria Bonita, mulher de Lampião.
O Museu e fica na casa onde a rainha do cangaço nasceu, a 38 km do centro de Paulo Afonso. Segundo informações da prefeitura de Paulo Afonso, a porta principal do museu foi arrombada. Foram roubados objetos históricos, como livros, fotos e quadros.
As peças não têm valor comercial calculado e fazem parte do acervo histórico da primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
“Entre o que foi roubado há uma máquina de costura de mão que era da família dela e que tinha mais de 100 anos, assim como um ferro de brasa”, conta o biógrafo da cangaceira, João de Sousa Lima, dono de parte do acervo do museu. “Livros e fotografias a gente consegue repor facilmente, mas estes materiais da história dela são únicos”, lamenta.
A Delegacia de Paulo Afonso informou ao Correio24horas que, até as 17h desta sexta-feira (22), ninguém havia prestado queixa do arrombamento. Nenhum suspeito foi identificado, mas ainda segundo o biógrafo, moradores da região viram um rapaz rondando o museu momentos antes do crime, e saindo com uma bolsa e materiais enrolados em um pano na noite do crime.
“Os objetos de valor comercial do acervo não ficam no museu justamente por conta da insegurança na área”, disse João de Sousa Lima. O Museu Casa Maria Bonita fica a 38km da sede de Paulo Afonso e faz parte do roteiro de turismo da região. (Correio da Bahia)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login